Editorial: A vitória da economia

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/02/2021

A dissonância política entre o presidente Jair Bolsonaro e os partidos de oposição ao Planalto, liderados pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Democratas no Rio de Janeiro, terminou nesta semana com a eleição dos presidentes no Congresso Nacional da base de apoio a Bolsonaro.

A derrota de Rodrigo Maia e do ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas no Amapá, refletiu, naturalmente, na vitória de Jair Bolsonaro, bem como também, de certa forma, dos cidadãos brasileiros.

Com a eleição do deputado Arthur Lira, do PP em Alagoas, e do senador Rodrigo Pacheco, do Democratas de Minas Gerais, o Planalto se sente mais bem representado no Congresso Nacional, suscitando a esperança de, uma vez por todas, as reformas para a economia do Brasil serem definitivamente aprovados, destravando a agenda de pautas no Congresso.

Havia um tempo que o presidente Jair Bolsonaro vinha enfrentando os reveses e a marcação acirrada da oposição liderada por Rodrigo Maia de um lado e Alcolumbre de outro.

Com a nova configuração na Câmara e Senado, o presidente ganhou a parceria do Legislativo para definir a pauta econômica para o Brasil e vê-lo começar a se desenvolver novamente.

A pandemia de Covid-19 vem causando muitos prejuízos e transtornos para o governo federal.

A necessidade de bloqueios na Saúde, para evitar a disseminação do vírus, e a tendência dos lockdowns em Estados e municípios enfraqueceram a máquina administrativa, que precisou, nos últimos meses focar a economia na preservação da saúde dos brasileiros.

Com o início da imunização em nível nacional e a retomada, aos poucos, da economia nos demais entes federativos, o Brasil, com a eleição, finalmente, no Congresso, vai começar a crescer e se fortalecer economicamente.

Mas alguns remédios amargos terão de ser aplicados no próprio governo federal, a fim de fazer com que as diretrizes econômicas estabelecidas pla equipe técnica do Ministério da Economia encontrem lastros firmes e consolidados para erguer essa estrutura econômica e mudar a realidade do país.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pretende manter encontro, na próxima semana, com o presidente Jair Bolsonaro; o presidente da Câmara, Arthur Lira; e a equipe econômica, com o objetivo de alinhavar as expectativas em relação à pauta econômica do país.

Em entrevista coletiva nesta semana, Rodrigo Pacheco afirmou que pretende identificar, com a equipe econômica do governo, alguma compatibilização da responsabilidade fiscal com a assistência social, por conta do auxílio emergencial, que pode ainda ser estendido neste ano em decorrência da pandemia.

O deputado federal Vitor Lippi, do PSDB, em entrevista nesta sexta-feira, no Jornal da Cruzeiro, afirmou que tem a expectativa de que a Câmara mantenha sua independência e de que o novo presidente coloque o mais breve possível a votação de pautas urgentes e de reformas estruturantes.

Além disso, outros temas de importância fundamental para o Brasil precisam ser colocados à prova, como é o caso, segundo o deputado, das discussões em torno da chegada da nova tecnologia 5G, necessária para o futuro do país.

Assim, nesta atual conjuntura pela qual passa o Brasil e o mundo, assuntos de extrema relevância vão passar pelas duas casas legislativas e, independente de os presidentes eleitos serem da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, é de suma importância que os legisladores apreciem e votem, com consciência, grandes decisões que vão definir o rumo para aquilo que é o melhor para o Brasil.

Por fim, deputados e senadores terão de se desdobrar para, até março, votarem  o Orçamento da União deste ano.

Esta é mais uma ação urgente que precisa ser considerada pelos novos presidentes do legislativo, para que a retomada da economia brasileira aconteça definitivamente.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo