Editorial: Segurança também é prioridade (18/12/2020)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/12/2020

Nesta semana, Sorocaba ganhou mais um ponto no quesito segurança.

Na terça-feira, o governador João Doria esteve na cidade para inaugurar a nona unidade do Baep, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia, no Estado de São Paulo.

Denominada de décimo quarto Baep, essa unidade marcou a passagem dos 189 anos da Polícia Militar de São Paulo e os 108 anos do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

A chegada do Baep a Sorocaba traz mais sensação de segurança à população que, desde fevereiro deste ano, vem observando uma queda nos índices de criminalidade, que não é pontual nem localizada, mas uma queda geral nos crimes, principalmente nos patrimoniais, como furto e roubo.

Com investimento de 466 mil e 400 reais, o 14º Baep está sob o comando do major Kléber Vieira Pinto, que tem à disposição um efetivo de 230 policiais, além de grupamentos de Canil e Cavalaria, com 36 cães e 36 cavalos.

O Baep de Sorocaba também tem uma frota de 30 viaturas para atendimento a 79 municípios, para beneficiar uma população de mais de 3 milhões de pessoas.

Todo o efetivo destinado aos Baeps recebe, por meio do Comando de Policiamento de Choque, aproximadamente três semanas de treinamento padrão Rota.

Para isso, são aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

Importante essa conquista para a cidade, assim como foi em agosto, quando o governador inaugurou a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba e descerrou as placas da Delegacia Seccional da cidade e das Delegacias de Araçoiaba da Serra e Votorantim, reformadas sob investimento de mais de R$ 8,4 milhões.

Com isso, Sorocaba e região tiveram um reforço significativo tanto na Polícia Militar como na Polícia Civil no segundo semestre deste ano.

Com 50 policiais civis e 12 viaturas, a Deic atua no combate aos crimes de maior relevância, como os de crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas.

A presença de mais policiais e a criação de outras unidades especializadas refletiram na redução da criminalidade.

É fato que a pandemia também ajudou nessa questão, já que com o afastamento social e o isolamento por conta da quarentena muitas pessoas ficaram protegidas dentro de casa.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os furtos em geral registraram queda de 40,1%, enquanto os furtos de veículos caíram 46% se comparado ao mês de setembro deste ano com o mesmo mês de 2019.

Há outros dados nas estatísticas da pasta que chamam atenção, como, por exemplo, o caso dos roubos que caíram mais de 50% em agosto em comparação ao ano passado.

Nesta quinta-feira, o tenente-coronel Fernando de Agrella, comandante do 7º BPMI, destacou durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro que alguns projetos liderados pela Polícia Militar, como o da Vizinhança Solidária – uma espécie de rede de informações criada por moradores de bairros que auxiliam bastante na prevenção de vários crimes, principalmente furtos a residências -, surtiram efeitos surpreendentes na segurança.

Vale ressaltar que a queda de qualquer tipo de crime é sempre um bom motivo para se comemorar, mas é necessário enfatizar também que é imprescindível que as autoridades policiais mantenham-se atentas, em especial à tendência de migração para outras modalidades de crimes, como o que aconteceu, recentemente, em Criciúma.

Por isso, é imperativo que os governos, independente de suas esferas de poder, continuem investindo em recursos humanos, equipamentos, tecnologia, a fim de garantir cada vez mais a segurança da sociedade.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo