Sorocaba segue regras do Plano SP com novo horário para lojas e bares a partir de hoje (12)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/12/2020
A Prefeitura de Sorocaba editou nesta sexta-feira (11) publicou um decreto que adequa o município às novas regras determinadas pelo Governo do Estado, como ações de enfrentamento ao aumento dos casos de Covid-19.
As medidas foram anunciadas nesta sexta-feira (11) pelo Secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, durante entrevista coletiva no Instituto Butantan, em São Paulo.
O decreto assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho segue as mesmas regras divulgadas ontem. O horário de funcionamento do comércio de rua e shoppings centers, por outro lado, ampliado, passando de 10h para 12h por dia para evitar aglomerações.
“Nos últimos dias, temos verificado uma alta no número de casos da Covid em todo país e o governo do estado entendeu que seriam necessárias algumas restrições para tentar coibir esse aumento. No âmbito do município, havia a necessidade da edição desse decreto”, destacou a prefeita Jaqueline Coutinho.
Ainda pelas novas regras determinadas pelo governo estadual as maiores restrições estão relacionadas à venda de bebidas alcoólicas e ao funcionamento dos bares, que só poderão funcionar até às 20h, atendendo até o limite de 40% de sua capacidade, com seus frequentadores devendo estar sentados em mesas e estas não poderão ter mais do que seis pessoas.
Também deverá haver o distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre mesas, aferição de temperatura na entrada e disponibilização de álcool em gel.
Restaurantes poderão funcionar até às 22h, mas a venda de bebidas alcoólicas deve ser encerrada às 20h. A mesma regra serve para as lojas de conveniência localizadas dentro de perímetros urbanos. Para esses estabelecimentos, as restrições ao nível de ocupação – fixado em 40% da capacidade, são os mesmos. Restaurantes também deverão ter mesas com no máximo seis pessoas, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma e outra e poderão funcionar por período de até dez horas diárias.
Comércio e Shoppings
Comércio de rua, shopping centers, galerias e concessionárias de veículos tiveram seu horário de funcionamento estendido de 10h para 12h diárias, mas desde que o fechamento dos estabelecimentos aconteça até às 22h.
O limite da ocupação desses comércios foi estabelecido em 40% de sua capacidade e caberá aos estabelecimentos o cumprimento dos protocolos sanitários determinados pela Vigilância Sanitária, com a aferição de temperatura dos clientes logo na entrada, controle de acesso e disponibilização de álcool em gel.
O trabalho de fiscalização ao cumprimento das novas regras será feito por agentes da Vigilância Sanitária, setor de fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana e pela Guarda Civil Municipal.
“Sabemos que o poder público não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas faremos o nosso trabalho da melhor maneira possível. Apelamos, entretanto, para o bom-senso das pessoas. A Covid ainda é uma ameaça grande à saúde das pessoas. A responsabilidade nesse trabalho de combate à disseminação da doença é de todos nós”, frisou a prefeita Jaqueline Coutinho.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos