Editorial: O voto decisivo (20/11/2020)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/11/2020

O sorocabano terá de enfrentar mais um domingo para escolher, definitivamente, o melhor candidato para assumir a prefeitura nos próximos quatro anos.

Sorocaba é a única cidade da região metropolitana que vai para o segundo turno devido ao número de eleitores no município.

Apesar de ser mais que um compromisso, uma obrigação, há uma vantagem em se ter um segundo turno.

No primeiro turno, os vereadores são definidos, assim, você tem a chance de analisar a composição da Câmara Municipal e, então, avaliar qual candidato a prefeito, que está no segundo turno, seria melhor nessa formatação, garantindo, de certa forma, a independência dos poderes.

Sabendo quem são os vereadores eleitos e seus partidos, a escolha para a prefeitura torna-se menos difícil, já que se deve levar em consideração, entre outros aspectos, naturalmente, qual será o posicionamento de cada parlamentar conforme o candidato eleito.

O prefeito precisa governar a cidade com responsabilidade, mas precisa do apoio de vereadores para poder administrar o município.

Todavia, não pode ter todo o Legislativo a seu bel prazer, é preciso haver oposição de ideias para que o parlamentar possa, também, exercer sua função primeira: fiscalizar as posturas do governante.

Assim, antes de definir seu candidato, analise as ideias, propostas e plano de governo e coloque na balança os vereadores.

Na quinta-feira que vem, dia 26 de novembro, o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM promoverão o segundo debate em Sorocaba para a prefeitura da cidade.

Diferentemente do primeiro debate, dessa vez, o evento colocará frente a frente a candidata pelo PSL, Jaqueline Coutinho, e o candidato pelo Republicanos, Rodrigo Manga.

Na segunda e terça-feira que vem, o Jornal da Cruzeiro vai entrevistar os candidatos.

Na segunda, será Rodrigo Manga, e, na terça, Jaqueline Coutinho.

Os dias foram sorteados ao vivo durante o Jornal da Cruzeiro de quarta-feira e repassados às assessorias dos candidatos.

Aproveite essas duas oportunidades para escolher qual candidato melhor lhe convence de que fará uma administração responsável e comprometida com o cidadão.

Não deixe de definir seu candidato para os próximos quatro anos.

O Brasil e o mundo vêm de um período bastante intenso por conta da pandemia do novo coronavírus e muitos lugares enfrentam uma recidiva da doença, a chamada segunda onda de Covid-19.

No entanto, a Justiça Eleitoral tomou todas as providências sanitárias para proteger o eleitor durante o voto e as pessoas que trabalham nas seções eleitorais e que permanecem nelas o dia inteiro.

O voto é o principal exercício da cidadania e a personificação da democracia, portanto, se você tem condições de ir votar, está entre os obrigados, não perca essa oportunidade.

Leve sua caneta, use máscara o tempo todo, passe álcool gel antes e depois do voto, mantenha a distância entre as demais pessoas, evite ficar conversando no local do voto e não leve nenhum acompanhante se não for necessário.

É sua segurança e saúde que estão em jogo, contudo não deixe de participar desse importante evento da democracia.

Exerça seu direito de cidadão e vote com consciência.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo