Categorias: EditorialJornalismo

Editorial: De pandemia a epidemia (30/10/2020)

A pandemia do novo coronavírus foi alvo de todas as atenções na área da saúde nas últimas 32 semanas.

Ainda hoje ouvimos notícias da segunda onda de Covid-19, que vem afetando o continente europeu, em especial, a França e a Alemanha, que chegaram a decretar, nesta semana, lockdown.

No Brasil, a doença matou milhares de brasileiros.

Contudo, enquanto os noticiários eram pautados pela pandemia, e os administradores públicos agiam na área da saúde com vistas ao coronavírus, outro mal vinha-se estabelecendo novamente: a dengue.

Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, essa doença pode ser fatal e requer cuidados e atitudes preventivas para evitar a proliferação do mosquito.

Nesta semana, a coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sorocaba, Thais Buti, afirmou, no Jornal da Cruzeiro, que Sorocaba está em situação de alerta para a infestação desse inseto.

Segundo ela, o  índice da Avaliação de Densidade Larvária, conhecida pela sigla ADL, de Sorocaba, ficou em 1,1%, colocando a cidade na condição de alerta.

De acordo com Thais Buti, o levantamento foi realizado ao longo deste mês de outubro, período em que a cidade acumulou 1.865 casos de dengue neste ano.

Ainda, segundo ela, a cada 100 imóveis vistoriados, 1,1 tinham larvas do mosquito.

O índice considerado satisfatório vai até 1%; entre 1% e 3,9%, a situação é considerada de alerta; e acima de 3,9%, a classificação é de risco.

A pandemia do novo coronavírus ocupou a cabeça de muitas pessoas, não permitindo que elas cuidassem de seus quintais e áreas públicas da vizinhança.

Com o delivery de alimentação em franco crescimento por conta da quarentena, houve um aumento do material reciclável e, por consequência, um descarte maior de lixo pelas ruas da cidade.

No entanto, o problema não são as embalagens, mas a forma como as pessos as descartam.

Garrafas, copos, tampinhas, enfim, tudo aquilo que possa armazenar água é um poderoso criadouro do Aedes aegypti; e aí, temos o problema!

Com o número crescente dos casos de dengue na cidade e em outros municípios da região, como Votorantim, uma nova epidemia da doença pode estar prestes a ser desencadeada, porém não queremos que isso aconteça.

Assim, o cuidado com o lixo e o correto descarte de materiais recicláveis ajudam, em muito, a evitarmos a propagação do mosquito.

Examinar cômodos, quintais, áreas públicas perto de casa, pelo menos uma vez na semana, são, com certeza, alguns dos exemplos de combate à dengue.

As chuvas, que vêm chegando com volumes cada vez maiores por conta da primavera e da aproximação do verão, começam a deixar o ambiente ideal para o mosquito da dengue.

Portanto, cabe a cada um de nós evitar o acúmulo de sujeira e coisas que possam servir de criadouro para a fêmea do Aedes aegypti colocar seus ovos.

De acordo com o levantamento da Secretaria da Saúde feito na semana passada, o número de casos registrados na cidade supera em 72% o total de registros do ano passado.

São 786 casos a mais que no ano anterior.

E há, ainda, o registro da morte de uma pessoa vítima da doença.

Em 2018, Sorocaba registrou apenas 46 casos; assim, a preocupação do governo municipal é de que a falta de cuidado da população acabe por provocar um descontrole da dengue em Sorocaba e, dessa forma, voltarmos a ver aquele cenário desolador de 2015.

Naquele ano, Sorocaba sofreu com uma epidemia da doença, com mais de 50 mil casos e 37 mortes.

Portanto, para evitarmos que esse cenário assustador volte a acontecer em Sorocaba, devemos manter os cuidados básicos de controle do mosquito, além, é claro, de mantermos os novos hábitos adquiridos por conta da pandemia de Covid-19.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil chegou a 4 milhões de casos de dengue só em 2024 . Ao…

2 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba amplia orientação sobre queimadas na cidade

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira…

3 horas atrás

Ministério Público denuncia, por homicídio, motorista do Porsche, e pena pode chegar a 30 anos

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) apresentou denúncia, nesta segunda-feira (29), contra Fernando Sastre Filho,…

8 horas atrás

Em 2024, somente quatro estados brasileiros fecharão as contas no azul

De acordo com um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de…

10 horas atrás

Danilo Balas afirma que não desiste da sua pré-candidatura à prefeitura

O deputado estadual Dani Balas foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (29). Essa…

11 horas atrás

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o…

11 horas atrás