Jornalismo

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o acusam de agressões sexuais e comentários obscenos durante as filmagens de um longa-metragem em 2021 e de uma curta-metragem em 2014.

A primeira mulher, que o denunciou em fevereiro, é uma decoradora que trabalhou na produção do filme “Les Volets verts”, de Jean Becker, e que acusa o ator de agredi-la sexualmente em 2021.

Ela declarou em março ao site Mediapart que o ator fez comentários indecentes e depois a “agarrou brutalmente” e “esfregou sua cintura, a barriga, até os seios”.

Durante as filmagens, “do amanhecer ao anoitecer, tínhamos que aguentar suas ‘vulgaridades'”, testemunhou a atriz Anouk Grinberg, em entrevista à AFP. “Quando produtores de cinema contratam Depardieu para um filme, sabem que estão contratando um agressor”, acusou.

A segunda mulher, uma ex-assistente de direção, denunciou atos semelhantes ocorridos em 2014. Segundo a emissora francesa BFMTV, a suposta agressão aconteceu durante as filmagens do curta-metragem “Le Magicien et les Siamois”, de Jean-Pierre Mocky,

A denunciante, que tinha 24 anos no momento da agressão, apresentou queixa no dia 9 de janeiro. Ela acusa Depardieu de utilizar “palavras indecentes” em sua mansão em Paris.

Em uma entrevista ao jornal regional Le Courrier de l’Ouest em fevereiro, a mulher, que deseja permanecer no anonimato, também citou que teve o corpo apalpado pelo ator durante as filmagens.

O artista francês também está indiciado desde 2020 por estupro e agressões sexuais contra uma jovem atriz, Charlotte Arnould.

Outras denúncias

A atriz Hélène Darras também havia apresentado queixa contra Depardieu por agressão sexual durante as filmagens em 2007, mas essa denúncia foi arquivada pelo procurador de Paris devido à prescrição.

Na Espanha, Depardieu, que interpretou “Cyrano de Bergerac”, também é alvo de uma queixa da jornalista e escritora Ruth Baza, que o acusa de tê-la estuprado em 1995.

Ao todo, cerca de vinte mulheres testemunharam na imprensa ou perante a justiça.

“Nunca, jamais abusei de uma mulher”, afirmou o ator de 75 anos em uma carta aberta publicada em outubro de 2023 no jornal Le Figaro, em referência às acusações de Charlotte Arnould.

Essas investigações ocorrem em um momento em que o mundo do cinema está abalado por uma série de acusações de violência sexual, tanto por parte de atrizes quanto de atores.

Após Gérard Depardieu, os cineastas Benoît Jacquot e Jacques Doillon estão sendo investigados por estupro de menor, após uma denúncia feita pela atriz Judith Godrèche.

Fonte: AFP

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Vereador pede implantação de faixas de pedestres sonorizadas nos corredores do BRT

O vereador Silvano Jr. (Republicanos), fez um requerimento, pedindo ao Executivo a implantação de sonorizador…

2 horas atrás

Câmara aprova proposta que torna o Wanel Ville, Polo Gastronômico de Sorocaba

Foi aprovado, em segunda discussão na Câmara de Sorocaba, o Projeto de Lei, de autoria…

2 horas atrás

Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada na manhã…

7 horas atrás

Últimos dias para ajudar o hospital participando da promoção Acelera GPACI

A Promoção Acelera GPACI vai sortear, no dai 25 de maio, um Hyundai HB20 zero…

9 horas atrás

Cenário de guerra e terra arrasada é o que se vê no Rio Grande do Sul

O capitão da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Roberto Farina Filho, foi entrevistado…

9 horas atrás

Polícia prende 30 em operação contra tráfico de drogas no interior de SP

A Polícia Civil prendeu pelo menos 30 pessoas em uma operação contra o tráfico de…

9 horas atrás