Editorial: Conheça seu candidato e vote consciente (23/10/2020)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/10/2020

A rádio Cruzeiro FM 92,3 iniciou nesta semana uma sequência de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Sorocaba.

Preocupada com o voto consciente, a emissora entende que esse espaço é importante para que os candidatos possam se manifestar e falar sobre seu Plano de Governo para a cidade.

Um sorteio foi realizado durante o Jornal da Cruzeiro, ao vivo, e transmitido também pela live do jornal no Facebook da rádio e pelo canal da emissora no YouTube, com o objetivo de, democraticamente, definir as datas das entrevistas.

A primeira delas começou na quarta-feira, com a candidata Maria Lúcia, do PSDB.

Ontem, foi a vez do candidato do Avante, Professor Flaviano Lima; e, hoje, sexta-feira, o candidato Rodrigo Manga, do Republicanos.

As entrevistas ocorrem ao vivo no Jornal da Cruzeiro e depois são reprisadas para a audiência da tarde, no Jornal das 5.

Permitindo que os candidatos falem sem muitas perguntas ou intervenções dos concorrentes, como em um debate, a Cruzeiro FM colabora para uma campanha limpa, transparente e de alto nível, já que não há embates políticos nem perguntas insidiosas.

O objetivo da emissora é mostrar qual é o foco dos candidatos e as principais preocupações.

Ao mesmo tempo, proporciona ao ouvinte a percepção sobre o que o candidato está falando se, de fato, ele conseguirá cumprir.

Para reforçar essa característica da Cruzeiro FM, na próxima semana, o ouvinte terá a oportunidade, também, de ouvir os candidatos a vice-prefeito de Sorocaba.

As entrevistas com esses candidatos começam na segunda-feira, ao vivo, no Jornal das 5.

Cada um terá direito de se manifestar por 15 minutos ininterruptos, interagindo com o apresentador, mas, assim como no caso dos candidatos a prefeito, não haverá intervenção de ouvintes nem embates com outros candidatos.

Na segunda-feira, no Jornal da Cruzeiro, prosseguem as entrevistas com os candidatos a prefeito.

Nesse dia, será a vez do candidato do PDT, Renan Santos; na terça-feira, será Carlos Peper, do Solidariedade.

Quarta-feira, Dr. Leandro, do Democratas, fará uso do espaço; depois, na quinta-feira, o ouvinte acompanha a entrevista do candidato Raul Marcelo, do PSol; e, na sexta-feira, encerrando a série de entrevistas, será a vez de Jaqueline Coutinho, do PSL.

As entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de Sorocaba prosseguirão até a outra quarta-feira, semana do dia 3 de novembro, quando tem início, também, no Jornal da Cruzeiro, as entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Votorantim.

Com esses, até em razão do curto período do calendário eleitoral, as entrevistas estão sendo gravadas.

Elas têm início no dia 3 e terminam no dia 11 de novembro, às vésperas do primeiro turno das Eleições 2020.

Cumprindo toda essa agenda de entrevistas, a Cruzeiro FM entende também que terá cumprido seu papel de utilidade pública perante a sociedade.

Todas as entrevistas foram feitas por telefone ou usando a tecnologia Skype, a fim de garantir a proteção dos jornalistas, bem como dos candidatos, devido à pandemia.

A Cruzeiro FM acredita que sempre é possível melhorar a política e a forma de se governar uma cidade, portanto, apostamos no voto consciente e conclamamos a você que no dia 15 de novembro faça a escolha certa.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo