Editorial: O movimento que salva vidas (16/10/2020)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/10/2020

A já tradicional Corrida Pink do Bem, promovida pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, neste ano, acontece pela internet por conta da pandemia do novo coronavírus.

Esta é a sexta edição do evento e, ao longo destes seis anos, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer já contribuiu para a realização de quase dois mil exames de mamas e ginecológicos para as mulheres.

O evento virtual será aberto na noite desta sexta-feira e prossegue até domingo.

Lives serão feitas nas redes sociais da entidade, e o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM, parceiras nessa iniciativa, farão a retransmissão dessas lives.

A Pink do Bem é composta de duas modalidades: corrida e caminhada.

Cada um dos atletas inscritos recebe, neste ano, excepcionalmente, um kit contendo camiseta, bolsa térmica, máscara, medalha, e número de peito.

A dinâmica da corrida e caminhada será bem diferente dos anos anteriores, pois não será presencial e os atletas não disputarão as posições juntos, cada um estará em seu ambiente.

A Corrida Pink do Bem faz parte do calendário de corridas e eventos do Outubro Rosa em Sorocaba e tem o apoio e o engajamento de milhares de corredores para a conscientização da prevenção da doença e, também, no combate ao câncer de mama.

E mais do que participar da atividade praticando a corrida ou caminhada é poder contribuir para uma causa de suma importância na vida das mulheres.

Toda a renda do evento é revertida para a realização de mamografias, biópsias e até cirurgias.

Por ser um ato de solidariedade, o sorocabano e moradores das cidades vizinhas, bem como atletas de outros estados, sensibilizam-se com a causa e investem no evento.

Mesmo sendo virtual, as inscrições da Pink do Bem esgotaram-se e,  de acordo com a presidente da Liga, Maysa Miceli Santini de Souza,  a sexta edição desse importante evento superou as expectativas.

Um total de 950 inscritos vão participar dessa maratona solidária neste final de semana.

A renda obtida neste ano será empregada nos custos de exames ginecológicos para mulheres que estão na fila de espera aguardando uma vaga pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

De acordo com a prestação de contas da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, no ano passado, em 2019, a entidade financiou 715 exames e procedimentos médicos voltados à saúde da mulher.

Ultrassonografia de mamas, mamogradias, biópsias, entre outros procedimentos,  beneficiaram mulheres atendidas pelo SUS.

No total, foram destinados pela Liga R$ 65.144 para a realização de diagnósticos.

Esses números já ajudaram a salvar muitas vidas; e você também tem responsabilidade nesses bons resultados, pois é por meio da doação, do voluntariado, do altruísmo, da colaboração de um modo geral que fazem com que a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer mantenha-se firme na causa por mais de quatro décadas.

Assim, em qualquer lugar que esteja, saiba que seu movimento salva vidas.

Participe e ajude a Liga a transformar vidas.

Cruzeiro FM – número um em jornalismo.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo