Editorial: Perceba o risco, proteja a vida (25/09/2020)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/09/2020

Com o objetivo de preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) em conjunto com os Detrans (Departamentos de Trânsito) promovem a Semana Nacional de Trânsito, que termina, oficialmente, nesta sexta-feira.

“Perceba o risco, proteja a vida” é o tema deste ano e, apesar de esta semana ter sido marcada por uma série de programações relacionadas à segurança no trânsito, os Contrans (Conselhos de Trânsito) vão continuar promovendo e propondo campanhas específicas até o final deste ano.

Nesta semana, a Cruzeiro FM organizou uma série de entrevistas especiais sobre o assunto, a fim de colocar as questões em debate e chamar a atenção dos ouvintes para a importância de se respeitar as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para termos um trânsito mais humano e seguro.

O diretor-geral da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Persoli, informou que nos últimos dez anos houve uma redução do número de acidentes no Estado de São Paulo, perfazendo uma média de 30%.

Trata-se de um número para ser comemorado, já que isso implica também na redução de acidentes com mortes.

Ter a consciência de que precisamos ser educados no trânsito, tranquilos, pacientes, humanos, respeitar as leis de trânsito e, assim, evitarmos graves acidentes é fundamental para mudarmos a realidade nas vias urbanas e estradas.

Em entrevista ao Jornal das 5, o médico especialista em trauma buco-maxilo-facial, Geraldo Prestes de Camargo Filho, que atua no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o CHS, informou que 40% dos pacientes que precisam de atendimento no serviço de politrauma na unidade têm traumas na face após sofrerem atropelamentos ou acidentes com carros, motos e bicicletas.

Nesta semana, o Congresso Nacional aprovou em definitivo o projeto de lei 3.267/2019 que altera o Código de Trânsito Brasileiro.

O assunto teve ampla repercussão, conforme disse o especialista em trânsito Renato Campestrini, responsável pela coluna Mobilidade Urbana da Cruzeiro FM.

A questão do prazo de renovação da CNH, da pontuação para a suspensão do direito de dirigir, faróis acesos em rodovias, transporte de crianças em motocicletas, tudo isso faz parte da reformulação do CTB e deve ser promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Todas as campanhas que vêm sendo realizadas ao longo da última década têm auxiliado a mudarmos o perfil dos personagens do dia a dia do trânsito.

Um dado importante foi o divulgado hoje pelo presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, durante entrevista na edição desta sexta do Jornal da Cruzeiro.

De acordo com números do Infosiga SP, houve queda de 3,9% nos acidentes fatais em vias municipais, que concentram 50,1% dos casos.

Enquanto nas rodovias, a queda foi de 11%, incluindo nove regiões administrativas do Estado, como a de Sorocaba.

Toda a mudança passa por diversas etapas, começando lá atrás, na educação obtida dentro da família, passando pela formação nas autoescolas e respeitando-se a legislação.

Apesar disso, como bem exemplificou a professora de psicologia Sônia Chebel, a educação deve ser permanente no trânsito, sendo fundamentais as campanhas de conscientização.

Aliado a tudo isso, devemos considerar a questão da engenharia de tráfego, das novas tecnologias e pensarmos o transporte do futuro.

Assim, devemos refletir sobre a questão do trânsito na semana dedicada a ele, mas temos também de colocar em prática ações efetivas para que mudanças ocorram.

Não basta só discurso, precisamos ter atitude. E isso vale para governantes e legisladores.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo