Equipe médica afirma que não há traços de veneno no corpo de Navalny; oposição contesta

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/08/2020

“Nenhum veneno” foi descoberto no corpo do opositor russo Alexei Navalny, declarou nesta sexta-feira (21) um dos médicos responsáveis pelo hospital onde o advogado de 44 anos está internado na Sibéria. O principal rival do presidente Vladimir Putin foi hospitalizado às pressas na véspera, após passar mal e perder a consciência dentro de um voo. A equipe de Navalny contesta a versão dos médicos e afirma que ele corre risco de morte.

Anatoly Kalinichenko, vice-diretor do setor de emergências no hospital de Omsk, na Sibéria, onde Navalny foi admitido na quinta-feira (20), afirmou não acreditar na hipótese de envenenamento, como alegam aliados do opositor. “Até o momento, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios dessa presença”, declarou.

Segundo ele, o estado de Navalny é “instável”, o que não permite sua transferência para o exterior, apesar da chegada a Omsk de um avião médico, fretado por uma ONG que espera levar o adversário de Putin para ser tratado na Alemanha. O diretor do hospital, Alexandre Mourakhovski, também se manifestou contra a transferência do paciente até a “estabilização completa” de seu estado de saúde. Mourakhovski declarou que o principal diagnóstico feito até o momento é de que Navalny sofre de “um problema metabólico relacionado com uma baixa glicemia [taxa de açúcar no sangue]”.

Além disso, Mourakhovski afirmou que o hospital precisa resolver “questões jurídicas” antes de deixar os médicos europeus examinarem Navalny. Especialistas chegaram na noite de quinta-feira de Moscou para acompanhar o caso. 

Berlim e Paris ofereceram “toda a ajuda médica” necessária ao opositor. A chanceler alemã, Angela Merkel, se declarou “chocada” e o presidente francês, Emmanuel Macron, disse se sentir “extremamente preocupado”. Ambos pediram “clareza” e transparência” sobre o estado de saúde do advogado.

Alexei Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, viajava de avião de Tomsk, na Sibéria, para Moscou quando passou mal. A aeronave teve que fazer um pouso de emergência em Omsk. O opositor foi hospitalizado, em coma natural, colocado na UTI e conectado a um respirador artificial.

Médicos dizem lutar para salvar Navalny

“Os médicos estão fazendo tudo o que podem, eles estão realmente lutando para salvar sua vida”, disse Kalinitshenko. Segundo ele, os especialistas trabalham com cinco hipóteses sobre o diagnóstico de Navalny, um protocolo que deve se estender durante os próximos dois dias.

O hospital também divulgou que não houve complicações no quadro do opositor durante a madrugada. O advogado continua inconsciente, mas de acordo com Mourakhovski, o estado dele apresentou uma leve melhora na manhã desta sexta-feira. 

Parentes e aliados de Navalny criticaram a recusa das autoridades de transferi-lo para o exterior, decisão que acreditam ser “política e não médica”. “Eles esperam que as toxinas sejam eliminadas e deixem de ser detectáveis em seu corpo. Não há diagnóstico, nem exames. A vida de Alexei corre um grande perigo”, declarou o braço direito do advogado, Leonid Volkov.

Já a porta-voz de Navalny, Kira Iarmych, acredita que o opositor corre risco de morte se permanecer no hospital “pouco equipado” de Omsk. “Rejeitar a transferência de Navalny só serve para ganhar tempo e esperar que o veneno não possa mais ser detectado em seu organismo”, escreveu no Twitter. 

Com informações da RFI.


Continuar lendo

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo