Editorial: Os desafios de Sorocaba (14/08/2020)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/08/2020

Um aniversário é uma data sempre especial. É um momento de festa, de celebração. De esbanjar alegria por tudo o que vivemos até então.

Mas a passagem natalícia pressupõe algo a mais. Dela, devemos extrair a chance de uma reflexão sobre o futuro.

Como estou? E como quero estar em meu próximo aniversário? São perguntas que, naturalmente, cada pessoa faz a si própria uma vez por ano.

Neste sábado, 15 de agosto, nossa querida cidade de Sorocaba chega a mais um aniversário. O município fundado por Baltazar Fernandes completa seus 366 anos de existência. Mais de três séculos e meio vividos com bravura, honra e uma capacidade ímpar de desenvolvimento.

Porém, o 15 de agosto de 2020 será diferente das outras tantas vezes que Sorocaba pôde brindar seu aniversário. Desta vez, não sairemos às ruas para desfiles cívicos, não haverá festas populares, nem tampouco shows e eventos culturais ou esportivos. Tudo, obviamente, por causa da pandemia de covid-19.

A celebração de um aniversário e a preocupação com a pandemia parecem, num primeiro momento, assuntos conflitantes. Mas o destino criou sua própria linha, capaz de costurar uma espécie de colcha de retalhos, unindo temas tão díspares.

Afinal, Sorocaba celebrará seus 366 anos exatamente três meses antes do primeiro turno das eleições municipais. E se um aniversário é momento de reflexão sobre o futuro, nada melhor do que pensarmos, agora, sobre o que nossa cidade espera para os próximos anos.

Não há dúvidas que a eleição municipal de 2020 será uma das mais acirradas da história recente de Sorocaba. A cadeira nobre localizada no sexto andar do Paço Municipal é postulada por vários concorrentes, das mais variadas vertentes políticas.

O fato é que, seja quem for o ocupante desta cadeira a partir de 1º de janeiro do ano que vem, os desafios que terá pela frente são inúmeros. A começar pelo própria pandemia e seus reflexos, tanto no sistema de saúde quanto na economia da cidade.

A esperança de termos em breve uma vacina contra o coronavírus se mescla com a fé na retomada econômica, seja no âmbito da iniciativa privada ou da própria administração municipal. Se a reta final de 2019 foi marcada por uma crise histórica na saúde de Sorocaba, causada pela falta de dinheiro, desta vez a situação não é menos grave.

E certamente trará impactos para o próximo governo.

O fato de haver menos dinheiro em caixa impõe ao agente político a necessidade de se reinventar. Será necessário utilizar muita criatividade para administrar a nona maior cidade do estado de São Paulo no período pós-pandemia.

A retomada econômica, a consequente geração de empregos, as melhorias na mobilidade urbana e, claro, um bom sistema público de saúde são pautas fundamentais e urgentes.

Neste aniversário tão diferente, mas ao mesmo tempo tão especial, a reflexão sobre o futuro de Sorocaba em curto, médio e longo prazos se impõe.

É necessário responder: como queremos estar em 15 de agosto de 2021? E em 2025? Dois mil e trinta?

E se o futuro sorocabano apresenta desafios, o presente e o passado mostram que eles podem ser vencidos. Afinal, esta cidade é formada por um povo guerreiro, trabalhador, que jamais se entregou às adversidades.

Da mesma forma que chegamos aos 366 anos com orgulho da cidade onde nascemos e vivemos, não há dúvidas que faremos desta Terra Rasgada um lugar ainda melhor para nossos filhos e netos.

Feliz aniversário, Sorocaba!

Cruzeiro FM, número 1 em Jornalismo!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo