Editorial: Liberdade e Educação

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/07/2020

Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, a Loja Maçônica Perseverança Terceira; a Fundação Ubaldino do Amaral, mantenedora do centenário jornal Cruzeiro do Sul; e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3; celebram mais um aniversário.

Um dos 21 maçons instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral, a FUA, o empresário Laelso Rodrigues, relembra em entrevista concedida à Cruzeiro FM as dificuldades enfrentadas pelo grupo, ao longo dos anos, para manter o jornal e, posteriormente, a rádio.

Tudo começou com o surgimento da Loja Maçônica Perseverança Terceira há 151 anos, quando maçons da Loja Constância criaram a P3 com o lema “Liberdade e Educação”.

Conforme Laelso Rodrigues, este lema continua até hoje com o mesmo ideal dos fundadores e é representado, na atualidade, pelo Colégio Politécnico de Sorocaba na questão da educação, enquanto o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM representam a liberdade pelo canal da comunicação.

No passado, foi a libertação dos escravos e a criação de mecanismos para a alfabetização dos negros à época.

Hoje, a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul completa 31 anos de atividades, a Fundação Ubaldino do Amaral chega aos 56 anos e a Loja Maçônica Perseverança Terceira faz 151 anos de história.

Laelso lembra da iniciativa do maçom e radialista Otto Wey Neto que incentivou todo o grupo a batalhar pela criação da Cruzeiro FM.

Foram seis anos viajando para Brasília para pleitear a outorga da rádio.

Em meio a três mil processos de concessão de rádios, os membros da P3 conseguiram a liberação da Cruzeiro FM, hoje uma referência em jornalismo, esporte, cultura e educação em toda a região de Sorocaba.

Há 56 anos, portanto, os 21 maçons adquiriram a editora jornal Cruzeiro do Sul e a transformaram na Fundação Ubaldino do Amaral.

Com isso, o centenário Cruzeiro do Sul fortaleceu-se.

Ao longo de três décadas, a Fundação Ubaldino do Amaral atuou no terceiro setor, auxiliando mais de uma entidade e oferecendo inclusive bolsas de estudos para a sociedade.

Essa atuação no terceiro setor prosseguiu ativa e, em 1998, a Fundação Ubaldino do Amaral lançou um reforço a suas benemerências, inaugurando o Colégio Politécnico de Sorocaba, que oferece educação de qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação.

O Politécnico já formou mais de 8 mil estudantes em ensino técnico e, também, nos ensinos médio e fundamental.

A contribuição à sociedade da Fundação Ubaldino do Amaral, da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul e, em especial, da Loja Maçônica Perseverança Terceira é sem medida ao longo de todas estas décadas.

E por manter veículos de comunicação atuantes, referência na cidade e região e com o respeito dos leitores, internautas e ouvintes, o grupo Cruzeiro do Sul continuará, por muitos anos mais, contando a história da humanidade e ajudando a escrever novas páginas.

Uma comunidade livre e bem informada constitui uma nação fortalecida.

E, neste momento mais que icônico pelo qual passa o mundo, por conta da pandemia do novo coronavírus, as Fundações e a P3 estão muito mais consolidadas e mais perto da comunidade.

A busca intrínseca e sem limites por uma vida com mais qualidade é justamente o foco dessas instituições importantes para a história de Sorocaba e por toda sua contemporaneidade.

Parabéns à Loja Maçônica Perseverança Terceira, à Fundação Ubaldino do Amaral e à Fundação Cultural Cruzeiro do Sul por virarem, com tanta galhardia, mais uma folha desse imenso calendário.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo