Prefeitura de Sorocaba faz campanha para alertar sobre riscos das queimadas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/06/2020

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está realizando desde o início deste mês de junho a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas 2020.

O objetivo das ações de Educação Ambiental é sensibilizar e alertar a população sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente causados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município. Neste ano, o alerta é ainda maior em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Com a pandemia da covid-19, a nossa preocupação é ainda maior neste período de estiagem, quando há um aumento significativo do número de queimadas na cidade. Infelizmente, as pessoas insistem ainda em usar as queimadas para fazer a ‘limpeza’ de áreas com vegetação e isso causa um sério problema à saúde da população e também à fauna e à flora”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

A fumaça e a fuligem lançadas na atmosfera podem provocar doenças respiratórias graves nas pessoas, comprometendo, principalmente crianças e adultos que sofrem de asma e de bronquite, o que acarreta aumento da procura por atendimento em unidades de saúde. “Os problemas gerados pelas queimadas podem potencializar os efeitos da Covid-19, não apenas pelo aumento da procura por atendimento de saúde, mas também por agravar o estado de pessoas do grupo de risco da Covid-19 ou ainda de quem esteja contaminado pelo novo coronavírus”, explica o secretário.

Além da questão de saúde pública, as queimadas causam graves danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, faixas foram instaladas em vários pontos de Sorocaba, como avenida Itavuvu, avenida Ipanema, avenida General Carneiro, avenida Adão Pereira de Camargo, UBS Habiteto, Parque da Biquinha, entre outros; e ônibus do transporte coletivo circulam pelas vias de toda a cidade com um busdoor sobre o tema.

Quatro spots foram disponibilizados às rádios da cidade e podem ser baixados no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/campanha-de-conscientizacao-contra-queimada/.

Além disso, em razão da pandemia da covid-19, diferentemente de anos anteriores, quando eram realizadas ações nos parques, terminais de ônibus e feiras-livres, a estratégia é utilizar principalmente as redes sociais para atingir crianças, jovens e adultos sobre os problemas causados pelas queimadas. Uma das atividades on-line já lançadas é a edição nº 15 do projeto “Sema vai à sua Casa”, que pode ser conferida no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/. A ideia é que outros volumes sobre a temática serão divulgados durante todo o período da campanha.

Outra estratégia são vídeos do teatro de fantoche intitulado “Queimada não é brincadeira!”, voltado a crianças, que foi divulgado nas redes sociais da Sema e no Youtube da Prefeitura de Sorocaba (https://www.youtube.com/watch?v=jCmyFqgC-5Q&t=22s). São três episódios e o primeiro intitulado “Fique em casa como a Gigi” já foi divulgado nesta semana.

O que fazer ao avistar uma queimada

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar no telefone 193 (Corpo de Bombeiros) para o combate ao fogo. Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba), pelo WhatsApp (15) 99129-2426 ou pelo site: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/. Queimada é crime e a multa pode ultrapassar R$ 3 mil, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.

As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante que os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários. Mais informações podem se obtidas no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/campanha-de-conscientizacao-contra-queimada/.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo