Entenda aqui o que aconteceu com a notícia da Escola Cívico-Militar em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/05/2020

Depois de quase dez horas da entrevista com o deputado federal Capitão Derrite (PP) a respeito da adesão de Sorocaba ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, a Secretaria Municipal da Educação emitiu nota de esclarecimento sobre a confusão gerada logo após entrevista do parlamentar ao Jornal da Cruzeiro, da rádio Cruzeiro FM 92,3, na manhã desta quarta-feira (13).
 
Na terça-feira (12), o deputado Derrite postou nas mídias sociais um vídeo no qual conclama a população para que participe de audiências públicas que deverão ser chamadas pela Prefeitura de Sorocaba, com o objetivo de ouvir a opinião dos sorocabanos sobre a implantação do programa federal cívico-militar na cidade.
 


 
Devido à veiculação desse vídeo, o parlamentar foi convidado pelo jornalismo da Cruzeiro FM para que falasse sobre o tema na manhã seguinte — quarta-feira (13) — durante o Jornal da Cruzeiro.
 
A entrevista do deputado, que começou às 9h10, estendeu-se até às 9h30, período em que falou da importância desse modelo de gestão educacional para a cidade.
 
Assim que a entrevista terminou, a produção de jornalismo da emissora recebeu uma nota da Secretaria da Comunicação (Secom) sobre a desistência do município pelo programa nacional do Ministério da Educação (MEC), conforme você lê abaixo:
 

A Secretaria da Educação (SEDU) informa que, após a manifestação contrária em consulta realizada junto ao Conselho Municipal de Educação (CMESO) e aos Conselhos Escolares das unidades educacionais que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo MEC a respeito da implantação, a Prefeitura de Sorocaba declinou da continuidade ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

 

Em busca do esclarecimento

 
Essa nota causou surpresa na assessoria parlamentar do deputado federal Capitão Derrite que, por meio de seu gabinete, foi verificar a situação.
 
Da mesma forma, o jornalismo da Cruzeiro FM, assim que tomou conhecimento dessa posição da Prefeitura, solicitou entrevista com o secretário municipal da Educação, Wanderlei Acca, para o Jornal das 5.
 

 
Paralelamente a isso, chegou ao conhecimento da produção da emissora um ofício da Prefeitura (conforme você vê na imagem), datado em 13 de abril de 2020, mas protocolado no MEC na terça-feira, 12 de maio, no qual o governo municipal fala da posição contrária dos conselheiros, porém, reafirma que mantém o interesse no programa e que, assim que findar o período da pandemia, as audiências públicas de consulta à população serão feitas.
 


 
Em entrevista, o secretário da Educação seria questionado a respeito dessa contradição do município.
 
No entanto, não houve chance, uma vez que a Secretaria da Comunicação (Secom) da Prefeitura, ao identificar a inconsistência na declaração feita pela Sedu ao final da entrevista com Derrite, informou à Cruzeiro FM que a entrevista com o secretário não seria possível, mas que uma nota de esclarecimento seria postada no site oficial da prefeitura.
 
De fato, a nota foi postada, às 17h57 desta quarta-feira (13), conforme você pode ler aqui neste link.
 
Mais tarde, o deputado federal Capitão Derrite manteve contato via WhatsApp com o jornalismo da Cruzeiro FM para compartilhar um ofício feito por ele questionando a prefeitura sobre os próximos passos para a implantação do programa nacional do MEC.
 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo