Isolamento social em São Paulo é de 47% e preocupa governo do estado

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/05/2020

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 47% nesta segunda-feira (4).
Os números preocupam o coordenador do comitê, o infectologista David Uip.
“Teremos enormes dificuldades no prazo de um mês se este número não for superior a esse 50%. Eu me refiro a leitos disponíveis em toda a rede, especialmente os leitos de UTI. É claro que o isolamento é muito chato, todos nós estamos vivendo isso, é muito difícil. Nós sempre agradecemos muito à população, mas a população precisa estar convencida de que essa é a única forma de nós darmos conta dos pacientes no estado de São Paulo”.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Segundo o governo do estado, o índice ideal de isolamento para ajudar a conter o avanço do coronavírus é de 70%.
O grupo que monitora o avanço do coronavírus no estado e orienta as ações do governo levará em conta a taxa de isolamento para propor eventuais flexibilizações ou endurecimento da atual quarentena, prevista para acabar no dia 10 de maio.
Os cálculos para disponibilizar leitos hospitalares foram feitos pelo governo com base em uma taxa de isolamento entre 50% e 60%, daí a preocupação dos especialistas com o aumento da mobilidade.
A Secretaria de Estado da Saúde corre contra o relógio para ampliar o número de leitos de terapia intensiva na região metropolitana da capital, mas depende de uma carga de respiradores importados da China que ainda não chegou. A previsão é que chegue até sexta-feira (8).
Uip ressaltou que o estado tem responsabilidade de oferecer as vagas em hospitais, mas que outra responsabilidade cabe à sociedade, que deve se manter dentro de casa pelo maior tempo possível.
“Estamos vendo seguidamente a diminuição do isolamento. Fim de semana melhora um pouco, mas nos dias de semana, este número não é possível. […] Eu também estou vendo aglomerações, isso é inaceitável. Além da aglomeração, que não é permitida, o não uso de máscara.”
Com informações do Governo do Estado de São Paulo e Portal R7
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo