Editorial: A força motriz

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/04/2020

Entre a prorrogação da quarentena determinada pelo governo estadual por conta da contaminação do coronavírus até o próximo dia 22 e do número de mortes registrado no período, boas notícias passam a circular.
Já ouvimos falar sobre o achatamento da curva da doença no Brasil e em outros países, as confirmações cada vez maiores do uso da cloroquina no tratamento da doença, da recuperação de centenas de pessoas – incluindo aquelas relacionadas a grupos de risco –, e, também, a contratação no setor da construção civil.
Aliás, esse é um dos setores importantes para que a economia não pare totalmente e provoque um colapso econômico no país.
De acordo com a gerente da Regional Sorocaba do Seconci-São Paulo, Esther Gonçalves, no quadro Mãos à Obra da Cruzeiro FM, cuidados estão sendo redobrados nos canteiros de obras e na construção civil, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores, empresários e de seus familiares.
Auxiliar de enfermagem, por exemplo, é um profissional da área da saúde que vem sendo contratado justamente para fazer o acompanhamento dos trabalhadores e passar orientações diárias sobre os cuidados para evitar a contaminação.
O resultado tem sido positivo, e as obras continuam acontecendo, de modo que o setor responsável pelo fornecimento de material de construção para os canteiros de obras permanece ativo, inclusive as lojas no comércio desse tipo de material está fora dos decretos estaduais e municipais de fechamento por conta da quarentena.
Apesar da sensação de paralisação e da manutenção do afastamento social, é possível perceber que a vida continua e que tal situação irá passar.
Respeitando-se todas as orientações das autoridades sanitárias, o trabalho de corretores de imóveis e dos plantões de venda nos loteamentos e empreendimentos imobiliários segue normalmente, porém no sistema denominado delivery.
De acordo com o diretor comercial da Magnum Construtora, Carlos Pirani, durante entrevista nesta semana no Jornal da Cruzeiro, os profissionais de venda estão trabalhando diariamente, mas respeitando as recomendações sanitárias e seguem recebendo telefonemas de clientes e agendando visitas para tratar de negócios.
Com álcool em gel à mão e mantendo a distância segura dos clientes, muitos contratos de compra e venda têm sido efetivados; e, dessa forma, mantém-se o giro da economia.
Acessos aos produtos e serviços via internet têm abreviado, inclusive, o tempo de exposição na hora de comprar um imóvel.
O Seconci, responsável também pela gestão do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), vem divulgando diariamente os cuidados e as precauções tomadas junto aos trabalhadores que, todos os dias, têm ido à labuta, a fim de bloquear a contaminação do coronavírus em qualquer setor.
O superintendente da regional Sorocaba do Seconci-São Paulo, responsável pela gestão do CHS, o médico Paulo Sergio Quintaes, tem participado todos os dias do Jornal da Cruzeiro.
Ele comenta os números oficiais das autoridades sanitárias e aproveita a oportunidade para levar mais orientações e recomendações às pessoas sobre a atual situação.
Apesar de reduzida, parte da economia mantém-se ativa; entretanto, é imprescindível que as pessoas, em especial os idosos, fiquem em casa e saiam somente quando necessário.
O fato de se manter certo isolamento social garante, inclusive, a prevenção a outras infecções, como a gripe e o sarampo.
Sem as outras enfermidades, conseguimos diminuir e evitar um número elevado de pessoas no sistema de saúde público, que vem sendo preparado para receber pacientes da Covid-19.
Apesar de todas as notícias preocupantes e a quantidade de informações enorme sobre o coronavírus – importante para que as pessoas se mantenham informadas sobre esse vírus -, a economia vem caminhando a passos curtos, mas vem marcando o passo em função da atividade de setores essenciais para a economia.
Assim, façamos cada um de nós a nossa parte e, junto aos governantes, conseguiremos vencer essa guerra.
A informação é a única vacina que temos contra a Covid-19.
Previna-se!!!
Cruzeiro FM, número um em jornalismo.
Jornal da Cruzeiro, de segunda a sexta-feira das 6h30 às 10h.
Ouça!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo