Áudio atribuído a diretor do InCor prevê 45 mil de coronavírus na Grande SP em 4 meses

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/03/2020

Um áudio creditado ao médico especialista em cirurgia torácica e diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo, que começou a circular no aplicativo WhatsApp, na noite desta quarta-feira (11), extraoficialmente se trata de fake news.
O áudio, que tem 6 minutos e 29 segundos, apresenta um cenário dramático para a disseminação do coronavírus no Brasil.
O médico relata reunião com alguns dos mais renomados médicos de São Paulo que preveem, em quatro meses, que haverá 45 mil pessoas com coronavírus só na Grande São Paulo e que 11 mil precisarão de UTIs.
O jornalismo da Cruzeiro FM 92,3 checou junto ao Instituto do Coração, onde o médico é diretor, e obteve a seguinte informação da assessoria de comunicação:
De acordo com o departamento de comunicação do InCor, o áudio está sendo verificado e uma nota oficial deverá ser divulgada ao longo desta quinta-feira. A assessoria confirma que houve a reunião do médico Fábio Jatene com os demais, porém, não confirmam, ainda, a veracidade do áudio que circula pelas mídias sociais.
No entanto, a orientação do InCor a suas recepcionistas e telefonistas é de que tratem o áudio como fake news a quem entrar em contato com o hospital para saber sobre esse áudio.
O jornalismo da Cruzeiro FM está acompanhando a divulgação desse material nas mídias sociais e cobrando um posicionamento oficial do Instituto do Coração.
Edição – Fernando Guimarães


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo