Médica do Seconci alerta sobre cuidados com a audição nos canteiros de obra

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/09/2019

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que até 2030 cerca de 630 milhões pessoas poderão ter surdez. O número chama a atenção para a importância dos programas de prevenção. Este tema foi abordado hoje (27) no quadro “Mãos à obra”, no Jornal da Cruzeiro, com a participação da médica do Trabalho da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Daniela Kanada Vecino Kono (à direita na foto abaixo),e da Ester Gonçalves, gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP.

O Seconci-SP  alerta para o problema, principalmente nos canteiros de obras, onde os trabalhadores estão expostos a ruídos por tempos prolongados. A entidade orienta as empresas para que tomem iniciativas de acompanhamento e avaliação da saúde auditiva de seus colaboradores, já que, na maioria dos casos, ela não é percebida até que haja um importante comprometimento da audição.
A médica explicou que a perda da audição nos canteiros de obra pode ser causada por exposições a ruídos, calor, vibrações e agentes químicos. Desta forma, é importante que as empresas contem com um programa de prevenção e acompanhamento que possa identificar agentes causadores de surdez na obra.
O Seconci-SP conta hoje com um Programa de Conservação Auditiva (PCA), que promove o acompanhamento de trabalhadores por fonoaudiólogos que realizam exames audiométricos periódicos para a detecção de novos casos ou evolução dos funcionários diagnosticados.
Ouça!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo