Prefeitura e associação buscam solução para o descarte irregular de entulho no Piazza Di Roma

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/08/2019

O secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, participou nesta sexta-feira (30) de uma reunião na Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências para tratar de uma área pública localizada ao lado da E.E. “Rafael Orsi”, que está recebendo depósito irregular de entulho.
“É muito importante nos reunirmos para estreitar os laços e definir o que precisa ser feito de imediato para solucionar essa questão. Neste momento precisamos definir as prioridades e realizar de acordo com as nossas possibilidades financeiras atuais”, destacou Mota no início do encontro. O local em questão ganhará futuramente o Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti”, numa área de 380 mil metros quadrados com uma grande diversidade de fauna e flora, além de nascentes.
O presidente da associação, Manoel Borges, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho entre o poder público e a comunidade. “O nosso compromisso é com a população. Agradeço a presença de todos vocês que estão aqui hoje. Levamos muito a sério o trabalho comunitário”, afirmou.
De acordo com Borges, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou em 2018 uma obra importante de reparo na drenagem na avenida Professor Flávio Fazano, próxima à área pública. “Agora precisamos cuidar do local onde será implantado o futuro parque. Temos que inibir o descarte de entulho no terreno para evitar que a área se torne um ‘lixão’”, alerta.
A Secretaria do Meio Ambiente a partir de agora vai entrar em contato com as demais secretarias municipais para viabilizar uma ação estratégica para o local. Uma delas será envolver a comunidade nessa questão através da Educação Ambiental, principalmente alunos da escola estadual, localizada ao lado da área pública, para despertar na população o sentimento de pertencimento dessa área de preservação permanente (APP).
Borges relembrou que anos atrás foi realizada uma limpeza nessa mesma área, quando foram retirados 26 caminhões de todo tipo de entulho do local. Ele reconheceu a importância da própria comunidade também ajudar na fiscalização. “Vamos envolver os alunos da escola e fazer um movimento. A Secretaria do Meio Ambiente é peça fundamental nesse trabalho junto aos moradores”, destacou o presidente da associação.
O encontro também contou com a participação da vereadora Iara Bernardi, do engenheiro agrônomo da Sema, Clebson Ribeiro, do professor da UFSCar, André Cordeiro.
Sobre o futuro Parque Linear
Orçado em mais de R$ 2 milhões, o Parque Linear foi criado através da municipal nº 11.629, de 11 de dezembro de 2017, e possui projeto elaborado em 2017 pela Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan). No momento, o poder público busca recursos de emendas parlamentares para viabilizar a execução da obra.
O futuro parque integrará outro espaço que está sendo construído na região numa área de 10 mil metros quadrados no Central Parque: a Praça da Juventude, que será uma área de convivência comunitária, com espaço físico para esportes, além de atividades culturais e de lazer para a população de todas as faixas etárias, viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo