Operação Aquiles da PF cumpre mandados na região de Sorocaba contra fraudes previdenciárias

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/05/2018

A Polícia Federal cumpre hoje 17 mandados de buscas, sendo dois deles com prisão temporária decretada por cinco dias, em decisão expedida pela 1ª. Vara Federal de Sorocaba.
Na região de Sorocaba são cumpridos 11 mandados, além de mais três na região de Campinas e um em Camboriú (SC).
A investigação policial identificou uma associação criminosa voltada para fraudes previdenciárias que consistiam na criação de vínculos empregatícios fictícios com empresas inativas, via transmissão de dados pelo sistema “GFIP-WEB”, para fins de obtenção de benefícios previdenciários.
As investigações tiveram origem da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária que, após análise e cruzamento de várias informações, produziu uma série de indícios de fraudes e identificação de seus respectivos autores.
Foi apurado um rombo de R$ 3.601.518,33 aos cofres da Previdência e os prejuízos futuros poderiam chegar a mais R$ 5.308.104,77, considerando a atual expectativa média de vida do cidadão brasileiro.
O nome da Operação, “Aquiles”, decorre do fato de que os fraudadores se utilizavam do ponto frágil dos sistemas informatizados do órgão previdenciário para perpetrar as fraudes.
Mais informações serão repassadas logo mais, às 10h em uma coletiva de imprensa na Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo