Igreja Católica dá início à Campanha da Fraternidade

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/02/2018

Começa oficialmente nesta quarta-feira (14) a Campanha da Fraternidade deste ano. O tema escolhido pela Igreja Católica é “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”. Na solenidade de lançamento, ocorrida no último dia 3, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine falou da importância da sociedade praticar a “justiça restaurativa”.
Em sua fala no evento de lançamento da campanha, dom Julio explicou que o auge da Campanha acontece nos 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Sábado de Aleluia, véspera do Domingo de Páscoa, mas ela é desenvolvida ao longo de todo o ano. Ele também comentou o texto-base do tema, bem como os subsídios que devem nortear o trabalho dos diversos grupos envolvidos nas ações dos paroquianos.
Numa época de tanta violência, o arcebispo disse que cabe à nação, como sociedade politicamente organizada, se amparar na Justiça, promovendo o bem comum e a participação de todos. A autoridade eclesiástica lembrou ainda que a violência não ocorre apenas no mundo real, mas também no virtual, destacando a proliferação de fake news, mensagens deturpadas e manifestações de ódio entre as pessoas. “As redes socias aproximam aqueles que estão longe e separam os que estão perto”, comparou.
Ainda sobre a questão virtual, o arcebispo dom Julio lembrou que a situação de conflito passa do virtual para o real, e alertou que “nas relações virtuais você pode deletar (pessoas), mas nas relações reais você pode deletar as pessoas?”, questionou.

Comentários

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo