UBS do Éden inicia aplicação da vacina fracionada

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/02/2018

A partir desta quinta-feira (8), as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba passam a oferecer, todos os dias, 9,8 mil doses fracionadas da vacina contra a febre amarela. Cada uma distribuirá uma quantidade de senhas diárias e em todas também será possível receber a dose plena, necessária para aqueles que precisam de certificado para viajar para os países com recomendação da vacina. A meta é que 87% da população seja imunizada até o mês de maio.
A aplicação das doses de 0,1 ml da vacina (um quinto da dose integral) — que garantem imunização por oito anos — começa já a partir desta quarta-feira (7), porém somente na UBS do Éden, com 300 senhas distribuídas a partir das 8h. Já a partir de quinta (8), sempre de segunda a sexta-feira, também desde 8h, as UBSs Haro, Márcia Mendes, Sorocaba I, Wanel Ville, Rodrigo, Maria do Carmo e Laranjeiras vacinarão 500 pessoas por dia. Por sua vez, as UBSs Cerrado, Simus, São Guilherme, Barão, Maria Eugênia, Nova Esperança, São Bento, Carandá, Angélica, Fiori, Mineirão, Nova Sorocaba, Habiteto, Paineiras, Ulisses, Vitória Régia, Éden, Barcelona, Escola, Hortência e Santana terão 300 doses disponíveis diariamente.
Nos dias em que ainda restarem senhas, será possível se vacinar até 15h. Segundo a Secretaria de Saúde, as quantidades foram definidas de acordo com a proporção da população em cada região da cidade. As regiões das UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Sabiá e Cajuru são as únicas em que a vacinação continuará a ser feita por agendamento — já que, em razão das ações de imunização que já receberam, estão próximas de atingir a cobertura de imunização.
Viajantes
Para se vacinar, o cidadão deverá procurar qualquer uma das UBSs e apresentar um documento de identificação com foto e, preferencialmente, também a carteirinha de vacinação. Já no caso dos viajantes, que precisam receber a dose plena, é preciso levar também uma comprovação da viagem agendada para o exterior. A lista dos países que exigem a vacina contra a febre amarela está disponível no site saude.sorocaba.sp.gov.br.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo