Coreias desfilarão juntas e sob bandeira unificada em Jogos de Inverno

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/01/2018

Num raro encontro bilateral, as duas Coreias concordaram nesta quarta-feira (17/01) em formar uma equipe conjunta de hóquei no gelo feminino para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, a serem disputados na cidade sul-coreana de Pyeongchang em fevereiro.
Esta será a primeira equipe olímpica composta por atletas de ambos os países, configurando um marco na história das relações esportivas entre as Coreias e um importante passo rumo à distensão nas relações políticas.
Seul e Pyongyang também anunciaram que seus atletas desfilarão juntos na cerimônia de abertura, carregando a bandeira de uma “Coreia unificada” que mostra a Península Coreana não dividida, segundo declarações dos negociadores dos dois lados, após o encontro.
A bandeira da unificação coreana, que mostra a silhueta da península e sua ilhas em azul, foi usada pela primeira vez no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 1991. Ela foi exibida numa série de eventos esportivos desde então, pela última vez nos Jogos de Inverno de Turim, na Itália, em 2006.
Após uma semana de reuniões em Panmunjom, na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países, a Coreia do Sul concordou ainda em enviar seus atletas para o resort de esqui Masikryong, no Norte, para treinarem antes dos Jogos de Pyeongchang.
A delegação olímpica norte-coreana é formada por cerca de 550 membros – incluindo 230 animadores de torcida, 140 artistas e uma equipe de 30 pessoas para uma demonstração de taekwondo. Eles viajarão por terra, passando por Kaesong, que fica às margens da principal estrada entre Pyongyang e Seul, e devem chegar ao país vizinho em 25 de janeiro.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo