Justiça Eleitoral amplia horário de posto de cadastramento biométrico

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/01/2018

O posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Shopping Iguatemi Esplanada ampliou seu horário de funcionamento e até o final de março passa a atender os eleitores das 9h às 19h. A medida foi tomada para acelerar o cadastramento biométrico, que está abaixo do esperado. O horário especial segue até o dia 23 de março.
Localizado na ala norte do empreendimento, o posto faz o cadastramento no sistema de biometria da Justiça Eleitoral de eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. A capacidade de atendimento do posto é de 2.500 pessoas por dia, mas hoje o movimento diário gira em torno de 1.200 pessoas.
O posto conta com 55 balcões de atendimento e até 23 de março deve receber todos os eleitores das três cidades que possuem seus cartórios em Sorocaba, além de Votorantim, que devem estar obrigatoriamente cadastrados no sistema de biometria, que recebe eleitores desde o final de 2015.
Com o sistema de biometria, o eleitor, que até hoje tinha que apresentar um documento com foto e o título de eleitor, terá que cadastrar sua digital através de um leitor onde terá seu acesso à urna liberado. A assinatura numa lista de presença também não será necessária. A biometria garante uma maior segurança no processo de eleição.
O cadastramento deve ser agendado através do portal do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) e o eleitor deve comparecer ao posto munido do título de eleitor, um documento com foto e comprovante de endereço com até 3 meses de antecedência e em nome do eleitor, como conta de internet, telefone, etc. Há também a possibilidade de atendimento sem agendamento. A última senha será fornecida às 18h45. O posto avançado do TRE funciona de segunda a sexta-feira, agora das 9h às 19h.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo