Destaque

Justiça declara inconstitucional lei de Sorocaba sobre playgrounds de madeira

O Tribunal de Justiça de São Paulo declarou inconstitucional a Lei Municipal nº 13.192 de 2025, de Sorocaba.

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pelo prefeito afastado Rodrigo Manga, do Republicanos. A lei havia sido apresentada na Câmara pelo vereador Silvano Junior, que também é do Republicanos.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal.

A norma estabelecia regras para a instalação de playgrounds em escolas, parques e praças da cidade. Entre as exigências estava a obrigação de que os brinquedos fossem feitos exclusivamente de madeira tratada de origem sustentável, além da proibição do uso de materiais como ferro ou plástico.

A Prefeitura havia questionado a lei após a Câmara Municipal derrubar o veto do prefeito ao projeto.

Ao analisar o caso, os desembargadores entenderam que a Câmara pode legislar sobre temas de interesse local, como a proteção das crianças. Porém, avaliaram que a lei acabou avançando sobre atribuições que são exclusivas do Poder Executivo.

Segundo o relator do processo, desembargador Vico Mañas, a norma foi além de estabelecer diretrizes gerais e passou a interferir diretamente na gestão administrativa, ao determinar o tipo de material que deveria ser utilizado nos brinquedos e criar regras de manutenção e inspeção.

O Tribunal também apontou que as exigências poderiam aumentar os custos para o município e limitar a concorrência em processos de licitação.

Com a decisão, a lei perde a validade e a Prefeitura de Sorocaba não é mais obrigada a cumprir as regras previstas no texto aprovado pela Câmara Municipal.

Castor
Compartilhar

Notícias recentes

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden 

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

7 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

8 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

9 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

10 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

11 horas atrás

Padre Flávio fala de inauguração de obras na Santa Casa e alerta sobre a importância das vacinas

https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…

12 horas atrás