Destaque

Seduc – SP faz parceria com a Universidade de Harvard para ajudar na recomposição de aprendizagem

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) amplia, a partir de 2026, o número de iniciativas voltadas à recomposição das aprendizagens dos anos finais do Ensino Fundamental. Entre as ações, está o Projeto Voar.

O piloto passa a ser implementado em 147 escolas da rede estadual com foco em enfrentar defasagens em leitura, escrita e matemática, especialmente entre estudantes que chegam ao 6º ano sem a alfabetização consolidada.

O Voar integra o portfólio de políticas da pasta voltadas à garantia do direito à aprendizagem, ao lado de iniciativas como o Professor Tutor do Ensino Fundamental, as aulas de orientação de estudos, a recuperação semestral e o programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio).

Para apoiar a implementação dessas ações, a Seduc-SP contará com acompanhamento técnico da Universidade de Harvard, por meio do Laboratório de Educação para a América Latina (ELLA). A parceria tem como foco políticas educacionais baseadas em evidências para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, além do desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

O repórter Vinicius Lara conversou com um representante da Seduc para conhecer mais sobre os novos projetos da pasta.

Ouça a entrevista completa

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

2 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

3 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

3 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

4 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

4 horas atrás

Cras Móvel atende na Vila Barão nesta quarta-feira (10)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), levará os atendimentos do…

4 horas atrás