A partir deste domingo, dia (1º) de fevereiro, os moradores dos estados do Amazonas (AM), Amapá (AP), Maranhão (MA), Pará (PA) e Roraima (RR) contarão com tarifas de chamada local para ligações de telefonia fixa entre cidades com o mesmo código DDD.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio da Resolução nº 768/2024.
Pela medida, as ligações nessas localidades que usam o mesmo DDD deixarão de ser consideradas chamadas de longa distância. Na prática, as áreas locais da telefonia fixa serão ampliadas, contemplando todos os municípios com o mesmo código nacional (CN).
Um dos impactos da mudança é reduzir os custos das chamadas de telefonia fixa, já que contará com tarifas de chamada local.
Segundo a Anatel, a modernização deve simplificar as regras do setor, além de estimular a harmonização e convergência de serviços de telecomunicações. A Agência avalia que a mudança também deve estimular a competição e ampliar a transparência para o consumidor.
A Anatel alerta que a mudança das áreas locais não implica em alteração do número telefônico do usuário.
O objetivo é implementar a mudança em todo o país até junho de 2026.
Para a transição, a Anatel definiu a implantação das novas Áreas Locais do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) em nove etapas sucessivas, estabelecidas em cronograma, com base nos Códigos DDD. (Brasil 61)
Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira…
A Justiça Federal determinou a suspensão dos efeitos do megaleilão de reserva de capacidade de…
A lesão que tirou o lateral-direito Wesley da Copa do Mundo de 2026 aumentou uma…
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) promove nesta terça-feira…
Uma campanha da FAB, Força Aérea Brasileira, alerta para os riscos da soltura de balões…
Uma mulher de 27 anos foi flagrada neste fim de semana tentando entrar com drogas…