Destaque

Lula e Tarcísio aparecem empatados em eventual segundo turno, aponta pesquisa Idea/Meio

Pesquisa do Instituto Ideia em parceria com o portal Meio indica que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está empatado tecnicamente com o presidente Lula em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. No confronto direto, Lula aparece com 44,4% das intenções de voto, enquanto Tarcísio soma 42,1%, diferença dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

No primeiro turno, o levantamento mostra Lula na liderança em todos os cenários testados. Em um dos cenários estimulados, Lula registra 40,2% das intenções de voto, seguido por Tarcísio com 32,7%. Outros pré-candidatos incluídos na pesquisa obtêm percentuais menores.

Em cenários alternativos de primeiro turno, Lula também aparece à frente de nomes como Flávio Bolsonaro, com 39,6% contra 27,6%, e Michelle Bolsonaro, com 40,1% contra 29,7%. Os percentuais de brancos, nulos e não sabem variam conforme o cenário testado.

Além das intenções de voto, o instituto mediu a rejeição dos pré-candidatos. Lula apresentou o maior índice de eleitores que afirmaram que não votariam nele de forma alguma, seguido por Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Outros pré-candidatos registraram índices menores de rejeição.

A pesquisa foi realizada com 2.000 eleitores entre os dias 8 e 12 de janeiro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral.

Castor
Compartilhar

Notícias recentes

Enem 2026: prazo de inscrições é prorrogado até 12 de junho

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira…

3 horas atrás

Justiça suspende megaleilão de energia de R$ 515 bilhões

A Justiça Federal determinou a suspensão dos efeitos do megaleilão de reserva de capacidade de…

3 horas atrás

Com Wesley, a Seleção Brasileira chegou a 17 cortes às vésperas de Copas do Mundo desde 1970.

A lesão que tirou o lateral-direito Wesley da Copa do Mundo de 2026 aumentou uma…

3 horas atrás

Regiões de Sorocaba, Itapeva e Registro terão audiência pública da LOA 2027 nesta terça-feira

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) promove nesta terça-feira…

4 horas atrás

Campanha da FAB alerta para risco de balões nas festas de São João

Uma campanha da FAB, Força Aérea Brasileira, alerta para os riscos da soltura de balões…

4 horas atrás

Mulher é flagrada com drogas durante visita em penitenciária de Iperó

Uma mulher de 27 anos foi flagrada neste fim de semana tentando entrar com drogas…

4 horas atrás