Notícias

ACSO orienta sobre mudanças na emissão de notas fiscais a partir deste ano

O varejo paulista passa por uma das mudanças fiscais mais importantes dos últimos anos: a adoção obrigatória da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). O novo modelo substitui de forma definitiva o cupom fiscal tradicional e o SAT Fiscal, trazendo mais agilidade, transparência e integração ao dia a dia das operações comerciais.

A NFC-e é um documento 100% digital, emitido diretamente pelo sistema de vendas e enviado automaticamente à Secretaria da Fazenda (Sefaz). Isso garante rapidez no atendimento, eliminação de equipamentos complexos, rastreabilidade das operações e mais transparência para o consumidor, que pode consultar a nota pelo QR Code. No ponto de venda, o processo é simples: a venda é registrada, a nota é gerada, a Sefaz autoriza em segundos e o cliente recebe o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) por impressão, e-mail, SMS ou via QR Code.

Com a mudança em São Paulo, todos os estabelecimentos varejistas, sem exceção, precisarão utilizar um certificado digital e-CNPJ A1 para assinar e transmitir suas NFC-e (modelo 65). O certificado funciona como a identidade digital da empresa, garantindo autenticidade e validade jurídica às notas fiscais e a outros documentos eletrônicos. Sem ele, não será possível emitir NFC-e, acessar serviços do governo ou cumprir obrigações acessórias essenciais ao funcionamento do negócio.

A transição para a NFC-e traz ganhos significativos, como maior integração entre sistemas de gestão (ERPs), redução de custos com manutenção de equipamentos, padronização nacional e mais eficiência nos caixas. Por outro lado, também exige preparação: atualização ou adequação do sistema emissor, treinamento das equipes e realização de testes antes da entrada em produção. Agilizar esse processo é fundamental para evitar riscos, como interrupção nas vendas, penalidades fiscais e perda de competitividade.

Para apoiar o comércio nessa nova etapa, a ACSO disponibiliza o serviço completo de emissão de certificados digitais e todo o suporte necessário à adaptação ao modelo NFC-e. Com orientação especializada e soluções práticas, empreendedores e lojistas podem se preparar com antecedência e garantir uma migração tranquila, segura e sem surpresas. Para mais informações, contate o WhatsApp 15 98177.0331.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Poder e Política: Garcia comenta sobre evolução na investigação do caso Banco Master

O jornalista Alexandre Garcia analisa novas informações em torno do caso Banco Master e comenta…

2 horas atrás

Redução da jornada de trabalho pode gerar impactos econômicos e desafios para empresas

O mestre em gestão pública Marco Vinholi, ex-secretário estadual e ex-deputado estadual em São Paulo,…

3 horas atrás

Operação da Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cigarros em Tatuí

Uma fábrica clandestina de cigarros foi fechada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23),…

3 horas atrás

Estado confirma seis casos de febre amarela e reforça vacinação

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) confirmou, na quarta-feira (22),…

3 horas atrás

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

5 horas atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Atualização 12h10 : Um trabalhador de 38 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após…

6 horas atrás