Destaque

Morre aos 92 anos o autor Manoel Carlos, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira

O autor Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, conhecido como Maneco, morreu neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por meio de um comunicado divulgado por sua filha, a atriz Júlia Almeida. A causa da morte não foi informada.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, diz a nota enviada pela família.

O velório será fechado e restrito a familiares e amigos próximos. A família agradeceu as manifestações de carinho e pediu respeito à privacidade neste momento de luto.

Carreira marcada por grandes sucessos

Com uma trajetória consolidada na TV Globo, Manoel Carlos escreveu mais de 15 novelas, tornando-se um dos principais autores da teledramaturgia nacional. Entre seus trabalhos mais emblemáticos estão “Por Amor”, “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Baila Comigo” (1981).

Suas obras ficaram marcadas por retratar o cotidiano das relações humanas, com histórias ambientadas, em grande parte, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e pela criação das icônicas protagonistas chamadas Helena, nome que se repetiu em várias de suas tramas.

Últimos anos

Manoel Carlos estava afastado da televisão desde “Em Família”, exibida em 2014. Há cerca de seis anos, o autor foi diagnosticado com *doença de Parkinson.

Ele deixa a esposa, Elisabety Gonçalves de Almeida, com quem era casado desde 1981, e as filhas Júlia Almeida e Maria Carolina.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Uniten abre inscrições para curso de processamento de temperos caseiros

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), vinculada…

12 minutos atrás

Incêndio atinge casa e deixa duas pessoas feridas em Sorocaba

Um incêndio atingiu uma casa no bairro Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba, na manhã desta…

18 minutos atrás

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta sexta-feira (24) para manter a prisão…

28 minutos atrás

Poder e Política: Garcia comenta sobre evolução na investigação do caso Banco Master

O jornalista Alexandre Garcia analisa novas informações em torno do caso Banco Master e comenta…

3 horas atrás

Redução da jornada de trabalho pode gerar impactos econômicos e desafios para empresas

O mestre em gestão pública Marco Vinholi, ex-secretário estadual e ex-deputado estadual em São Paulo,…

4 horas atrás

Operação da Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cigarros em Tatuí

Uma fábrica clandestina de cigarros foi fechada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23),…

4 horas atrás