Destaque

Flavio Amary integrará o “Conselhão” da Fiesp ao lado de nomes como Sergio Moro e Roberto Campos Neto

O empresário e ex-secretário de Habitação de São Paulo, Flavio Amary, natural de Sorocaba, foi anunciado como novo presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp. Ele fará parte do grupo que compõe o chamado “Conselhão”, instância estratégica criada por Paulo Skaf, recém-eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com 99% dos votos válidos.

A nova diretoria assume oficialmente em janeiro de 2026, mas os nomes já foram apresentados nesta quinta-feira (25) durante reunião com Skaf. O “Conselhão” será composto por 16 conselhos temáticos e setoriais, reunindo personalidades influentes da política e da economia nacional, com o objetivo de debater propostas para políticas públicas, fortalecer a diplomacia empresarial e articular a indústria com a sociedade.

Entre os integrantes estão figuras de destaque como Roberto Campos Neto (ex-presidente do Banco Central), que comandará o Conselho de Economia; Sergio Moro (senador e ex-ministro da Justiça), à frente do Conselho de Segurança; Michel Temer (ex-presidente da República), no Conselho de Estudos Nacionais e Política; Tereza Cristina (senadora e ex-ministra da Agricultura), no Agronegócio; Ellen Gracie (ex-ministra do STF), em Assuntos Jurídicos; Mendonça Filho (deputado e ex-ministro), no novo Conselho de Educação.

Empresário Flavio Amary ocupará a presidência do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp

Ao lado dessas personalidades, Flavio Amary representará a área da construção civil, setor que ele conhece de perto tanto pelo histórico empresarial quanto pela atuação pública.

Skaf destacou que a composição dos conselhos seguiu critérios técnicos e afinidade com uma visão liberal de desenvolvimento. “Esses conselhos são uma forma de levar a representação viva da sociedade para dentro da Fiesp”, afirmou.

Diplomacia empresarial

Além de sua atuação em temas industriais, o grupo também será protagonista na chamada diplomacia empresarial, com foco na ampliação de mercados e no fortalecimento das relações econômicas internacionais, especialmente com os Estados Unidos. Skaf fez questão de afirmar que o “Conselhão” não terá finalidade eleitoral. “O objetivo é trabalhar permanentemente nesses temas e apresentar propostas ao Congresso Nacional, independentemente de candidatos”, disse.

Skaf fez questão de afirmar que o “Conselhão” não terá finalidade eleitoral

A presença de Flavio Amary nesse núcleo reforça o protagonismo de Sorocaba e da região na construção de políticas industriais para o Brasil, posicionando o empresário em um dos espaços de maior influência do setor produtivo nacional.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden 

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

6 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

6 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

8 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

9 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

10 horas atrás

Padre Flávio fala de inauguração de obras na Santa Casa e alerta sobre a importância das vacinas

https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…

10 horas atrás