Jornalismo

Morre o ator Val Kilmer aos 65 anos

O ator de Hollywood Val Kilmer, conhecido por seus papéis em alguns dos maiores filmes das décadas de 1980 e 1990, incluindo Top Gun Batman Eternamente, morreu aos 65 anos.

Ele também estrelou The Doors, de 1991, interpretando o lendário vocalista da banda, Jim Morrison, além do faroeste Tombstone: A Justiça Está Chegando e do drama policial Fogo Contra Fogo.

Kilmer morreu de pneumonia na terça-feira em Los Angeles, informou sua filha Mercedes à imprensa dos EUA. Ela disse que seu pai havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas se recuperou posteriormente.

A cirurgia de traqueotomia afetou sua voz e interrompeu sua carreira de ator, mas ele voltou às telas para reprisar seu papel como o piloto de caça Iceman ao lado de Tom Cruise em Top Gun: Maverick, de 2022.

Nascido Val Edward Kilmer em 31 de dezembro de 1959, Kilmer cresceu em uma família de classe média em Los Angeles.

Seus pais eram cientistas cristãos, um movimento ao qual Kilmer aderiria pelo resto de sua vida.

Aos 17 anos, ele se tornou o aluno mais jovem a se matricular na Julliard School, em Nova York, um dos mais prestigiados conservatórios de teatro do mundo.

Ele ficou conhecido nas comédias Top Secret!: Superconfidencial, de 1984, e Academia de Gênios do ano seguinte, antes de se consolidar em Hollywood como Iceman, o inimigo do personagem Maverick de Tom Cruise em Top Gun, de 1986, um dos filmes que definiram a década.

Kilmer estrelou o filme de fantasia Willow: Na Terra da Magia e o suspense policial Mate-me Outra Vez, ambos ao lado da atriz britânica Joanne Whalley, com quem se casou em 1988. O casal teve dois filhos.

Ele provou ainda mais seu talento e versatilidade quando interpretou de forma convincente o vocalista Jim Morrison em The Doors, 20 anos após a morte do cantor.

Tombstone: A Justiça Está Chegando, no qual interpretou o pistoleiro Doc Holliday, e Fogo Contra Fogo, no qual atuou ao lado de Al Pacino e Robert De Niro, também foram sucessos.

Ele sucedeu Michael Keaton no papel de Batman no filme Batman Eternamente, em 1995, que obteve sucesso de bilheteria, mas recebeu críticas mistas. Kilmer acabou desistindo de repetir o papel no próximo filme do Batman.

Em 1997, ele apareceu em O Santo como o mestre do crime e mestre do disfarce — baseado nos livros de Leslie Charteris, que também inspiraram o programa de TV dos anos 1960 estrelado por Roger Moore.

Kilmer também estrelou como o ajudante enlouquecido de Marlon Brando em A Ilha do Dr. Moreau de 1996 — mas o filme se tornou um dos fracassos mais famosos de Hollywood.

Seu diretor John Frankenheimer declarou que nunca mais trabalharia com Kilmer, que tinha a reputação de ser difícil no set.

Em 2021, Kilmer lançou um documentário narrando os altos e baixos de sua vida e carreira. O ator, que estreou no Festival de Cinema de Cannes, apresentou 40 anos de gravações caseiras, incluindo ele falando com uma caixa de voz após uma cirurgia de câncer.

Ele continuou atuando. Seu retorno como Iceman na tão aguardada sequência de Top Gun foi particularmente comovente.

Cruise disse na época: “Conheço Val há décadas, e o fato de ele ter voltado e interpretado aquele personagem… ele é um ator tão poderoso que instantaneamente se tornou aquele personagem novamente.”

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

38 minutos atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

3 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

6 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

6 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

6 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

6 horas atrás