Notícias

Prefeitura de Iperó quer implementar câmeras de segurança em creches municipais

A Prefeitura de Iperó anunciou a instalação de um sistema de câmeras de videomonitoramento nas áreas externas e nas salas de aula de todas as creches municipais. Segundo a administração pública, a medida visa aumentar a segurança dos alunos, oferecendo mais tranquilidade aos pais e responsáveis, pois, conforme diz, garantirá que as crianças estejam em um ambiente seguro e protegido.

A decisão foi tomada pelo prefeito, em parceria com o secretário de Educação, após um incidente em Osasco, na Grande São Paulo, que ganhou destaque na mídia. Na última quarta-feira (12), o prefeito tomou conhecimento de um caso em que a dona e diretora de uma creche foi presa temporariamente após ser flagrada agredindo um menino de dois anos. Diante desse fato, a administração municipal de Iperó resolveu adotar a instalação do sistema de câmeras de monitoramento.

O sistema de monitoramento será composto por câmeras posicionadas em pontos estratégicos, como entradas, corredores, áreas comuns e salas de aula. O monitoramento será realizado em tempo real, permitindo que a central de segurança acompanhe as imagens captadas pelas câmeras.

O investimento necessário para a implementação das câmeras será de aproximadamente R$ 400 mil. O processo licitatório para contratação e instalação das câmeras terá início nos próximos dias.

Além disso, desde outubro de 2023, a cidade já conta com o Centro de Monitoramento Escolar (CME), que opera 24 horas por dia e monitora as áreas externas das unidades de ensino com 128 câmeras. A ampliação do sistema para dentro das creches representa mais um passo da gestão municipal em reforçar a segurança no ambiente escolar.

O novo sistema proporcionará uma maior sensação de segurança e confiança para os pais, contribuindo para um ambiente mais seguro e tranquilo tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Senadores discutem ritmo de tramitação da PEC do fim da escala 6×1

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6x1…

2 horas atrás

PF apreende celulares para coibir violência infantojuvenil na internet

Na madrugada desta terça-feira, a Polícia Militar retirou estudantes que ocupavam prédios administrativos da Universidade…

2 horas atrás

Policia Militar detém estudantes após nova ocupação de prédios administrativos da USP

A Polícia Militar deteve estudantes durante uma nova ocupação de prédios administrativos da Universidade de…

2 horas atrás

Chefe de investigação, ex-policial e ex-estagiário do Ministério Público são presos em operação contra o PCC

Uma operação conjunta do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil resultou na…

4 horas atrás

GCM apreende 32 pinos de cocaína em área de mata de Salto de Pirapora

A Guarda Civil Municipal de Salto de Pirapora apreendeu 32 pinos contendo substância semelhante à…

4 horas atrás

Estagiário do Ministério Público é preso em operação contra esquema de extorsão em Campinas

Um estagiário do Ministério Público do Estado de São Paulo foi preso durante uma operação…

5 horas atrás