Chuva forte pode atingir a região de Sorocaba nesta sexta (14)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/02/2025
A passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo aumenta o risco de chuvas intensas na região de Sorocaba nesta sexta-feira (14). O alerta é da Defesa Civil do Estado.
De acordo com o órgão, as pancadas devem atingir todo o território paulista. Mas, além da região de Sorocaba, chegam com maior intensidade nos municípios da Grande São Paulo, litoral e Vale do Paraíba, assim como na região de Campinas. No Vale do Ribeira, a chuva também será forte e ainda volumosa.
O cenário permanece até sábado (15). Isso porque, informa a Defesa Civil, a frente fria, embora afastada, ainda causará efeitos na atmosfera, canalizando a umidade da Amazônia em direção a São Paulo.
Segundo o alerta, a frente fria não terá força para derrubar drasticamente as temperaturas, principalmente no interior. Com isso, a sensação de calor continuará. A previsão é de que haja ligeira redução das máximas apenas na faixa leste do estado, devido à nebulosidade acentuada.
No domingo (16), conforme o órgão, as chances de chuvas diminuem e altas temperaturas retornaram em todo o Estado. Nesta quinta-feira (13), prosseguem as condições para pancadas típicas de verão, em razão do forte calor. Elas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e granizo. A Defesa Civil diz que a chuva deve ser isolada, mas pode alcançar forte intensidade.
Orientações
Durante as chuvas intensas, a população não deve se arriscar atravessando ruas alagadas. De acordo com o órgão, um adulto pode ser puxado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas.
Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de poderem cair, elas atraem raios.
Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em locais sujeitos a alagamentos e procurar ficar em um lugar seguro até o fim do temporal.
Informações do Jornal Cruzeiro do Sul