Notícias

Polícia Federal prende foragido da Operação Concierge em Votorantim

A Polícia Federal de Sorocaba prendeu na manhã desta segunda-feira (30), um dos procurados da Operação Concierge.

A operação deflagrada no fim do mês de agosto, desarticulou uma organização criminosa, que segundo investigação, por meio de dois bancos digitais – denominados fintechs –, ofereciam abertamente, inclusive em sites da rede mundial de computadores, contas clandestinas, que permitiam transações financeiras dentro do sistema bancário oficial, de forma oculta, as quais foram utilizadas por facções criminosas, empresas com dívidas trabalhistas, tributárias, entre outros fins ilícitos.

As contas desses dois bancos digitais, hospedadas em bancos regulares e autorizados pelo Bacen, movimentaram R$ 7,5 bilhões.

As contas eram anunciadas como contas garantidas porque eram “invisíveis” ao sistema financeiro e blindadas contra ordens de bloqueio, penhora e rastreamento, funcionando por meio de contas bolsões, sem conexão entre remetentes e destinatários e sem ligação entre correntistas e bancos de hospedagem.

Durante a investigação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a denunciar o fato ao Ministério Público Federal, que foi juntada aos autos do inquérito policial.

Além das contas bolsões, a organização também usou meios de pagamento com máquinas de cartão de crédito em nome de empresas de fachada, não relacionadas aos verdadeiros usuários, permitindo a lavagem de dinheiro e pagamento de atos ilícitos de forma oculta.

O trabalho investigativo identificou e vinculou todos aqueles que, de alguma forma, relacionaram-se com as atividades ilícitas da organização, seja no apoio logístico, financeiro ou operacional, atingindo o núcleo de funcionamento criminoso e viabilizando a responsabilização tanto daqueles que efetivamente comandam o esquema, como daqueles que dão todo o suporte logístico para execução da atividade fim.

O investigado preso nesta segunda-feira (30), foi capturado na cidade de Votorantim, e atuava em uma das fintechs investigadas na operação.

Ao notar a chegada dos policiais, o empresário fugiu para a mata localizada atrás do condomínio onde tentou se esconder, mas foi capturado pelos agentes federais.

Segundo a PF, ainda há um investigado que continua foragido.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Prefeitura propõe concessão do antigo Matadouro para viabilizar restauração e novo uso do espaço

Desativado há cerca de cinco décadas, o antigo Matadouro já abrigou outras atividades (Imagem: Emídio…

2 horas atrás

Brasil vence a Itália em jogo emocionante e segue invicto na Liga das Nações

Com a vitória, o Brasil soma mais um importante resultado na fase inicial da Liga…

10 horas atrás

Antonelli supera caos em Mônaco e conquista vitória marcante na Fórmula 1

A corrida em Monte Carlo teve momentos de tensão desde a largada (Imagem: Divulgação /…

18 horas atrás

Golpes ligados à Copa do Mundo crescem e preocupam especialistas

A recomendação é redobrar a atenção durante o período da Copa do Mundo (Imagem: Arquivo…

19 horas atrás

Aposta de Brasília leva sozinha prêmio de mais de R$ 30 milhões da Mega-Sena

A estimativa inicial da Caixa é de que o prêmio na terça-feira (9) chegue a…

19 horas atrás

Governo brasileiro aposta em negociação para evitar nova tarifa dos EUA sobre exportações

A medida ainda está em fase de análise pelas autoridades americanas (Imagem: Arquivo / Cruzeiro…

20 horas atrás