O governo federal liberou nesta quarta-feira (28) o serviço militar feminino voluntário, pela primeira vez na história.
O alistamento das mulheres que se voluntariarem ocorrerá no período de janeiro a junho do ano em que a voluntária completar 18 anos.
Dessa forma, o primeiro alistamento feminino ficará para o início de 2025.
A intenção de permitir mulheres no alistamento já havia sido anunciada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em junho deste ano, após conversa com comandantes militares.
Ao serem incorporadas, elas passam a cumprir o serviço militar de modo obrigatório, e serão sujeitas aos direitos, aos deveres e às penalidades previstas à carreira.
Na decisão, também ficou previsto que as mulheres voluntárias não vão adquirir estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço ativo.
Até o momento, as mulheres já eram autorizadas a entrar nas Forças Armadas por outros meios, como nas escolas que preparam oficiais.
No entanto, essa participação era limitada — somente a Marinha libera atuação delas em áreas mais combatentes, a de fuzileiros navais.
Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira…
A Justiça Federal determinou a suspensão dos efeitos do megaleilão de reserva de capacidade de…
A lesão que tirou o lateral-direito Wesley da Copa do Mundo de 2026 aumentou uma…
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) promove nesta terça-feira…
Uma campanha da FAB, Força Aérea Brasileira, alerta para os riscos da soltura de balões…
Uma mulher de 27 anos foi flagrada neste fim de semana tentando entrar com drogas…