Quais as vantagens de abastecer com etanol ?

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/02/2024

Em 2023, o planeta entrou em ebulição com mais da metade dos dias com temperatura acima do limiar para a ocorrência de eventos extremos climáticos, como mostra relatório do Programa Copernicus, da agência espacial europeia. Nesse sentido, o etanol surge como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para a solução do problema, acelerando a transição energética no país.

Entre o lançamento dos motores flex – março de 2003 – e o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

Nesse período, o valor economizado pelos brasileiros por conta do abastecimento com etanol também impressiona: 110 bilhões de reais em 20 anos. Só em 2023 essa economia foi de 7 bilhões, segundo dados da Associação Nacional do Petróleo, a ANP.

Por conta desse potencial tão positivo o biocombustível foi tema central de alguns dos principais fóruns econômicos e ambientais do mundo.

André Fazano conversou com Evandro Gussi – Diretor Presidente da Única (União da Indústria de cana-de-açúcar e Bioenergia), que esclareceu sobre as vantagens de se abastecer com etanol.

Ouça.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo