Augusto Melo vence eleição e será o presidente do Corinthians a partir de 2024

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/11/2023

O empresário Augusto Melo será o presidente do Corinthians entre 2024 e 2026. O candidato da oposição venceu a disputa contra André Luiz Oliveira, o André Negão, em votação dos associados do clube, neste sábado, no Parque São Jorge.

A votação foi realizada na sede do clube das 9h às 17h e contou com uma apuração veloz das urnas eletrônicas, que terminou por volta das 18h. Do lado de fora, houve protesto de torcedores organizados contra a gestão atual, de Duilio Monteiro Alves, e cânticos de apoio ao candidato vencedor desde o período da manhã.

Junto de Augusto, que será o 32º presidente diferente da história do Corinthians, foram eleitos os vices Osmar Stabile e Armando Mendonça.

De grupo político de oposição, Augusto Melo concorreu pela segunda vez à presidência. Na eleição realizada em 2020, ele havia ficado em segundo lugar, sendo derrotado por Duilio Monteiro Alves.

O novo presidente assume o cargo no dia 1º de janeiro, uma segunda-feira.

Aos 59 anos, Augusto Melo, embora tenha sido eleito como opositor, foi da situação no passado e chegou a ocupar o cargo de assessor das categorias de base do Corinthians entre 2015 e 2016.

Empresário do ramo têxtil, o novo presidente corintiano diz ter investimentos em quadras esportivas e estacionamentos. Ele também teve passagem como dirigente da base do União Barbarense entre 2018 e 2019.

Com a vitória, Augusto encerra uma dinastia imposta pelo grupo Renovação e Transparência no clube desde 2007, ano do primeiro mandado de Andrés Sanchez no cargo de presidente.

De lá para cá, todos os presidentes que passaram eram do grupo Renovação e Transparência: Andrés (2007 a 2011), Mário Gobbi Filho (2012 a 2014), Roberto de Andrade (2015 a 2018), Andrés novamente (2018 a 2020) e Duilio (2021 a 2023).

Quem era o concorrente?

Aos 63 anos, André Luiz Oliveira já foi vice-presidente e diretor administrativo do Corinthians. Embora tenha concorrido como situação, enfrentou muita rejeição nos próprios grupos de apoio e, por isso, acabou perdendo a eleição. O empresário, que já foi envolvido com o jogo do bicho, recebeu, por exemplo, o apoio publico de Duilio apenas em novembro deste ano.

André sempre foi um dos braços de Andrés dentro do Corinthians e, mesmo ciente da rejeição de seu escudeiro, o ex-presidente optou por apoiá-lo e seguir com a chapa. Andrés seria diretor de futebol na gestão de André.

Eleição para o Conselho

A eleição também definiu a nova composição do Conselho Deliberativo do clube. Eram 200 vagas em disputa, e oito chapas foram eleitas: quatro apoiavam a campanha de Augusto Melo, e outras quatro estavam com André Negão. A diferença nas disputas do Conselho vai depender dos conselheiros vitalícios, que podem chegar a 100, até um terço do total.

As chapas eleitas foram “Salve o Corinthians”, “Paixão Corinthiana”, “São Jorge” e “Movimento Corinthians Grande”, que apoiaram Augusto Melo, além da “Preto no Branco”, “Fiéis Escudeiros”, “Tradição Corinthiana” e “Renovação e Transparência”, que estavam com André Negão.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo