Projeto de reativação da linha férrea  Sorocaba e Votorantim será discutido em Brasília

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/07/2023

O projeto de reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim, foi selecionado pela WRI – Brasil para uma rodada de financiamento em Brasília.

O plano será detalhado no evento “FinanCidades: rodada de negócios de projetos urbanos”.

Desenvolvido pela Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), o projeto, denominado “+Mobi+Tempo”, busca a reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim com restauração da Estação Paula Souza e criação do Mirante Altos da Praça Lions.

De acordo com dados apresentados pelo projeto, com base nos carregamentos dos transportes coletivos fornecidos pela Urbes – Trânsito e Transportes, na cidade de Sorocaba, são transportados cerca de quatro milhões de passageiros por mês apenas no serviço de transporte público regular. As linhas de ônibus mais sobrecarregadas estão próximas à via férrea. Para o padrão de região metropolitana, cada morador faz 2,5 viagens ao dia em todos os modais, mas, Sorocaba, tem o número de 5 viagens ao dia só no sistema público com um carregamento diário, nos trilhos, de 105 mil passageiros, o que, segundo o “+Mobi+Tempo”, justifica o investimento em um transporte sobre trilhos.

Para a diretora técnica da Agem Sorocaba, Sandra Lanças, o projeto de reativação do trecho ferroviário entre Sorocaba e Votorantim possibilita a melhoria da mobilidade urbana e regional intermunicipal. “Permite que as pessoas possam passar menos tempo em congestionamentos, mais previsibilidade nos seus horários, mais tempo com suas famílias ou outras atividades que eles queiram fazer e, ainda, contribuir para a diminuição de emissão de gases nocivos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população metropolitana”, declarou.

O “FinanCidades”, iniciativa do World Resources Institute Brasil (WRI – Brasil), com apoio da Rede para Financiamento de Infraestrutura Sustentável em Cidades (Rede FISC), pretende aproximar os municípios às empresas e aos investidores nacionais e internacionais para que possam contribuir com o aporte financeiro necessário. Todos os projetos aceitos pelo programa precisavam estar em estágio de anteprojeto e contar com soluções urbanas sustentáveis.

Segundo o diretor executivo, Leodir Ribeiro, é de responsabilidade da Agem Sorocaba propor projetos que beneficiem os municípios. “Estamos muito felizes com a aprovação desse projeto. Esse é o papel da agência, apresentar projetos em busca de financiamentos para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba”, disse.

Informações Agem Sorocaba

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo