Jornalismo

Papa Francisco passará por cirurgia e ficará no hospital por vários dias, diz Vaticano

O papa Francisco, de 86 anos, passará por uma cirurgia no abdômen na tarde desta quarta-feira (7) no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em comunicado.

Acrescentou que sua equipe médica havia decidido nos últimos dias que a cirurgia era necessária e que ele deveria ficar no hospital por vários dias para se recuperar.

Ele será operado na parede abdominal sob anestesia geral, informou o Vaticano.

Francisco deveria ser levado ao hospital após sua audiência semanal no Vaticano na manhã de quarta-feira, onde não fez nenhuma menção à operação planejada. Ele passou 40 minutos fazendo um check-up no hospital Gemelli na terça-feira (6).

Em comunicado, o Vaticano informou que o papa “será submetido a uma laparotomia e cirurgia da parede abdominal sob anestesia geral”.

“A cirurgia, decidida nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele (hérnia) incisional que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas”, afirma o comunicado.

O papa, que comemorou o 10º aniversário de seu pontificado em março, costuma usar uma cadeira de rodas ou uma bengala para andar por causa de dores persistentes no joelho.

Em julho de 2021, ele teve parte de seu cólon removido em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse no início deste ano que a condição havia retornado.

No ano passado, o papa disse que não queria operar o joelho porque a anestesia geral para a cirurgia do cólon trouxe efeitos colaterais desagradáveis.

As informações são da CNN Internacional.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

6 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

9 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

11 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

11 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

11 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

12 horas atrás