Notícias

Boletim Focus projeta inflação de 5,8% em 2023, primeira redução desde março

Os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa de inflação em 2023 para 5,8%, a primeira redução abaixo do patamar de 6% desde o início de abril e primeira diminuição na trajetória de alta desde o final de março. Na semana passada, a projeção era de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado o índice oficial para medir a inflação do país – fechar em 6,03% ao fim de 2023.

Para 2024, há nova previsão de diminuição do índice que mede o processo inflacionário: de 4,15%, registrado há uma semana, para 4,13%. Já para os anos de 2025 e 2026, as estimativas foram mantidas em 4%.

A projeção está publicada no Boletim Focus do Banco Central desta segunda-feira (22), semana que começa com perspectiva de votação no Congresso da proposta do novo marco fiscal para a economia brasileira. O boletim também é o primeiro após a publicação da publicação da prévia do PIB: o IBC-Br, divulgado na sexta-feira (19), aponta que a economia brasileira cresceu 2,41% no primeiro trimestre do ano.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

2 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

5 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

7 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

7 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

7 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

7 horas atrás