Notícias

Justiça acata recurso e Festa Junina de Votorantim acontecerá normalmente

A Prefeitura de Votorantim e a empresa Viva + Entretenimento tiveram seu recurso aceito nesta segunda-feira (8) pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) para a realização da tradicional Festa Junina, que acontece de 24 de maio a 18 de junho.

O processo teve início após uma denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que foi acatada pela Corte em 18 de abril, referente à falta de licitação ou chamamento público para definir a empresa responsável pelo evento.

Como a organização é de competência do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a escolha da empresa contratada teria sido feita sem o prévio procedimento licitatório, concedendo apenas uma autorização de uso de espaço público para a empresa privada. O MP entendeu que era necessário possibilitar a participação de todos os interessados na busca pela proposta mais vantajosa ao interesse público. A denúncia foi acatada pelo TJ, mas após análise dos recursos, a Prefeitura recebeu parecer favorável.

O advogado Márcio Leme, que representa a empresa Viva +, explicou que o TJ reconheceu que o formato jurídico da Festa Junina do ano passado estava adequado à Constituição Federal e às leis municipais de Votorantim, e que, portanto, a festa poderia ser realizada no mesmo formato em 2023. “Cabe à administração pública, o Poder Executivo, a prerrogativa de autorizar uma empresa privada a fazer uso de espaço público, no caso a Viva +, para realizar a festa, sendo um evento privado sem nenhum investimento de dinheiro público”, explicou.

A decisão da Justiça foi tomada pela 6ª Câmara de Direito Público, que deu provimento ao recurso da Prefeitura de maneira unânime. O Executivo não será responsável pela organização e produção da Festa Junina em 2023, por recomendação e alerta expedidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), provocado pelo Ministério Público de Contas (MPC).

A Prefeitura de Votorantim destacou que essa decisão foi tomada com o objetivo de evitar gastos com dinheiro público na contratação de shows e festejos que possam comprometer os resultados da gestão pública e os investimentos prioritários estabelecidos na Constituição.

A festa será realizada, mais uma vez, na praça Lecy de Campos e contará com atrações musicais, comidas típicas, brincadeiras e atividades para todas as idades.

Informações Jornal Cruzeiro do Sul (WIlma Antunes)

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: Votorantim

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

10 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

13 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

13 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

14 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

14 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

14 horas atrás