Notícias

Operação da Polícia Federal mira fraudes contra o Fies

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam nesta quarta-feira (12), a Operação Falsa Tutela, com o objetivo de investigar supostas fraudes em pagamentos para instituições de ensino superior com recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

De acordo com a PF, foi identificado o envolvimento de pelo menos 20 instituições em vários Estados do país. São 20 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, além de Goiás, Mato Grosso, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

A Justiça determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 21,3 milhões para reparar eventuais prejuízos. A operação recebeu o nome de Falsa Tutela em referência a documentos ilícitos cadastrados no sistema do Fies para facilitar pagamentos.

Entenda o caso

O aluno já matriculado em uma instituição de ensino superior privada comparece ao banco (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) e contrata o financiamento.

Enquanto isso, a instituição viabiliza a adesão ao programa e dispõe os valores que vão ser revertidos em bolsas de estudo posteriormente concedidas aos estudantes beneficiados pelo financiamento.

Em compensação, a instituição de ensino superior privada passa a ser remunerada mensalmente pelo governo, através de títulos do Tesouro, que podem ser comprados novamente pelo próprio governo, caso não possuam certidões negativas de débitos.

Uma outra forma de adesão era por decisões judiciais. As liminares favoráveis da Justiça permitiam que a instituição de ensino, mesmo inadimplente, participasse do processo.

Dessa forma, a manobra ilegal enganava o sistema, ao cadastrar documentos inválidos, e, assim, os grupos educacionais receberam de forma irregular recursos por meio das recompras de títulos do Tesouro, usados para a remuneração no programa.

Entre 2014 e 2020, a União gastou R$ 60 bilhões com recompras de títulos no Fies. Mais de 500 mantenedoras recebem dinheiro com as recompras mensalmente.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Poder e Política: Garcia comenta sobre evolução na investigação do caso Banco Master

O jornalista Alexandre Garcia analisa novas informações em torno do caso Banco Master e comenta…

58 minutos atrás

Redução da jornada de trabalho pode gerar impactos econômicos e desafios para empresas

O mestre em gestão pública Marco Vinholi, ex-secretário estadual e ex-deputado estadual em São Paulo,…

1 hora atrás

Operação da Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cigarros em Tatuí

Uma fábrica clandestina de cigarros foi fechada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23),…

2 horas atrás

Estado confirma seis casos de febre amarela e reforça vacinação

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) confirmou, na quarta-feira (22),…

2 horas atrás

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

3 horas atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Atualização 12h10 : Um trabalhador de 38 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após…

5 horas atrás