Ações da Tupperware caem após alerta de que empresa poderia falir

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/04/2023

As ações da Tupperware caíram quase 40% no início do pregão desta segunda-feira, após um aviso de que a companhia poderia falir.

Em um documento regulatório na sexta-feira, a fabricante de recipientes disse que há “dúvidas substanciais sobre a capacidade da empresa de continuar operando” e que está trabalhando com consultores financeiros para encontrar financiamento e seguir com as atividades.

A Tupperware afirmou que não terá dinheiro suficiente para financiar suas operações se não garantir dinheiro adicional. A companhia está explorando possíveis demissões e revisando seu portfólio imobiliário para possíveis esforços de economia de dinheiro.

A Bolsa de Valores de Nova York também alertou que as ações da Tupperware correm o risco de serem retiradas da lista por não apresentarem um relatório anual obrigatório.

A Tupperware embarcou em uma jornada para reverter nossas operações e hoje marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez”, disse o CEO Miguel Fernandez em comunicado à imprensa.

A empresa está fazendo tudo ao seu alcance para mitigar os impactos dos eventos recentes e estamos tomando medidas imediatas para buscar financiamento adicional e resolver nossa situação financeira.

O negócio de 77 anos tem lutado nos últimos anos para manter sua relevância contra os rivais. Ela vem tentando se livrar de sua imagem séria e atrair clientes mais jovens com produtos novos e modernos. Também fechou um acordo com a Target no ano passado para vender seus produtos.

Vários problemas estão prejudicando a Tupperware, incluindo um “declínio acentuado no número de vendedores, uma retração do consumidor em produtos domésticos e uma marca que ainda não se conecta totalmente com os consumidores mais jovens”, de acordo com Neil Saunders, analista de varejo e diretor administrativo da GlobalData Varejo.

Saunders disse que a Tupperware está em uma “posição precária” financeiramente porque luta para aumentar as vendas e por ser pouco ativa, não tem “muita capacidade de arrecadar dinheiro”.

A empresa costumava ser um viveiro de inovação com utensílios de cozinha para resolver problemas, mas realmente perdeu sua vantagem”.

A Tupperware fala que a entrada na Target faz parte da reinvenção da marca, que inclui planos de expandir os negócios por meio de vários canais de varejo e colocar seus produtos na frente de consumidores mais jovens que nunca ouviram falar das festas da companhia.

Mas isso não funcionou até agora: as ações caíram 90% em 2022. Também emitiu outro aviso de “continuidade” em novembro passado.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo