Estado de São Paulo terá mais chuva e calor em fevereiro
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/02/2023

𝗖𝗵𝘂𝘃𝗮 𝘀𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘅𝗶𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝗿𝗼𝗰𝗮𝗯𝗮 (𝗙𝗼𝘁𝗼: 𝗖𝗮𝗶𝗼 𝗖𝗲𝘀𝗮𝗿)
Historicamente fevereiro é um mês onde as pancadas de chuva com raios ainda ocorrem com muita frequência em todo o estado de São Paulo. É também um mês abafado e as médias das temperaturas, tanto mínima como máximas, são as mais altas na escala anual, ou quase iguais a janeiro.
Eventuais dias com muita nebulosidade e chuva, ou a entrada de ventos frios devido a passagem de alguma frente fria, podem ser com temperatura relativamente amena.
É o calor e a umidade elevada que sustentam a formação de nuvens carregadas, que provocam as fortes pancadas de chuva.
Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período de 1991 a 2020, a média de precipitação em fevereiro varia de 180 mm a 220 mm no Centro, Oeste, Noroeste e Sudoeste do estado.
Médias de precipitação de 220 a 260 mm são encontradas no Norte e no Leste do estado, onde estão a Grande São Paulo e o Litoral.
Para a cidade de São Paulo, a média de precipitação normal (ou histórica) para fevereiro é de 257,7 mm, segundo o Inmet
Previsão climática para fevereiro de 2023
Para o mês de fevereiro, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal em quase todas as regiões paulistas (áreas em verde no mapa abaixo), abrangendo todo o Centro, Oeste e Norte do estado de São Paulo.
O volume de chuva deve ficar um pouco abaixo da média no litoral e dentro da média em áreas como a Grande São Paulo, região de Sorocaba, nos Vales do Paraíba e do Ribeira e região de Campinas.

Diferentemente do que ocorreu em janeiro, não há expectativa de formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em fevereiro. Se este sistema meteorológico se organizar sobre o país, será no fim de fevereiro, próximo da virada para março.
Eventuais passagens de frente fria pela costa podem ocorrer, mas a queda de temperatura que ocorrer será por 1 ou 2 dias. De forma geral, fevereiro deve proporcionar mais horas com sol forte no estado de São Paulo em relação ao observado em janeiro.
O calor e grande disponibilidade de ar úmido serão os principais motivadores das pancadas de chuva sobre o estado de São Paulo em fevereiro de 2023. Na maioria dos dias, as pancadas de chuva com raios vão ocorrer à tarde e-ou à noite, com possibilidade de temporais em todas as regiões do estado.
Fevereiro quente
Com o excesso de nebulosidade e a chuva frequente de janeiro, muitas áreas do estado de São Paulo terminaram o mês com médias de temperatura ligeiramente abaixo do normal. Mas para fevereiro, a previsão é de que o ar fique mais aquecido. Na maioria das áreas do interior paulista, fevereiro terá temperatura dentro da normalidade, o que significa calor constante, com muitas tardes com temperaturas em torno e acima dos 30°C. No Sul e Leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, os Vales do Paraíba e do Ribeira, regiões de Sorocaba e de Campinas, a temperatura em fevereiro deve ficar um pouco acima da média normal. O calor deve ser maior do que em janeiro.
Pelos cálculos do Inmet, a média da temperatura máxima em fevereiro varia de 29° a 31°C, na maioria das áreas do estado de São Paulo. No Oeste/Noroeste, a máxima média varia de 31°C a 33°C.