Defesa Civil monitora 88 áreas de risco em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/01/2023

Sorocaba tem 88 áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil em todas as regiões do município. O número é o mesmo desde 2020. De acordo com a Prefeitura, 41 são locais propícios a alagamentos, 21 com possibilidades de inundação e 26 com risco de deslizamento. Nove dessas áreas estão localizadas no Centro, 18 na região sul, 20 na leste, 18 na oeste e 23 na norte. Ao todo, a Defesa Civil já participou da remoção de mais de cinco mil famílias de áreas sensíveis no município, proporcionando abrigo e outras assistências necessárias.

Para prevenir que os incidentes aconteçam, a Prefeitura informou que a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e demais secretarias e autarquias municipais seguem permanentemente em esquema de plantão 24 horas, para atender prontamente quaisquer eventuais ocorrências.

A Defesa Civil desenvolve um trabalho organizado atualmente em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A Prefeitura ressaltou ainda que outras providências foram tomadas para conter esses problemas, como as obras mitigadoras. Uma delas foi realizada no Jardim Abaeté, após intervenção preventiva no Parque das Águas, permitindo que as águas que transbordam do rio Sorocaba fiquem represadas no local, e não alcancem as moradias do bairro. Já no Jardim Santo André 2, famílias foram retiradas, pois estavam abrigadas em área sensível.

A pasta informou que, recentemente, foi assinado um convênio visando a construção de 400 unidades habitacionais, a fim de atender essa população. A municipalidade disse ainda que o Saae tem executado obras de drenagem para evitar alagamentos, assim como o desassoreamento do rio Sorocaba e de córregos. Após as fortes chuvas que atingiram a cidade no dia 2 de dezembro do ano passado, o Saae iniciou nova fase de obras emergenciais no córrego Itanguá, na região do Jardim Marli.

Informações Jornal Cruzeiro do Sul (Vanessa Ferranti)

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo