Editorial: Uma transição necessária para o progresso (25/11/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/11/2022

Há duas semanas, tiveram início as ações de transição dos governos estaduais em todo o país, inclusive no Estado de São Paulo.

Esse é um momento importante para a sociedade, de modo geral e, em especial, para os novos governantes, principalmente para aqueles que foram eleitos e deverão assumir o posto pela primeira vez.

Nesse período, todas as contas públicas, contratos, programas entre outros termos empregados pelos poderes executivos são colocados à mesa para que o novo grupo possa assumir o governo sem muitos solavancos.

Econômica e politicamente, o processo de transição é, praticamente, indispensável para que a população não sofra muito com rupturas de programas públicos que, de uma forma ou de outra, vêm sendo eficientes para garantir a qualidade de vida das pessoas.

Na quarta-feira, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do Republicanos, esteve em São Paulo e participou de um encontro com o governador eleito Tarcísio de Freitas, do mesmo partido.

Eles falaram sobre o compromisso do governo estadual com Sorocaba e região, que deram apoio e votaram nele para ser o novo governador de São Paulo.

Na ocasião, o governador eleito agradeceu ao apoio e à confiança depositada pela população de toda a região e reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto com os prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba, para fomentar ações nesses municípios, sobretudo nas áreas da saúde, mobilidade urbana, segurança pública e habitação.

Nesse encontro, ainda, um dos reforços confirmados pelo Estado será no apoio ao programa Casa Nova Sorocaba, principal iniciativa habitacional da atual administração municipal de Sorocaba e que, segundo o prefeito Manga, é considerado o maior programa habitacional municipal do país, que já está em pleno andamento.

Outra mobilização será para a viabilização de um trem regional, ligando a Região Metropolitana de Sorocaba à capital paulista, projeto anunciado, há anos pelo Estado, e aguardado pela população de Sorocaba e região.

Em um vídeo postado nas redes sociais do prefeito e veiculado também pela mídia local, o governador eleito destaca que irá agir e atuar em conjunto, inclusive com o prefeito Rodrigo Manga, para fazer a diferença em todo o Estado de São Paulo.

Segundo Tarcísio, a confiança obtida pela população será traduzida em ações concretas.

Manga declarou ontem, durante entrevista via telefone ao Jornal da Cruzeiro, que essa reafirmação do governador eleito é determinante e sinaliza uma parceria que vai trazer inúmeros benefícios para Sorocaba e toda a Região Metropolitana de Sorocaba.

Segundo o prefeito, Sorocaba e região terão uma atenção especial por parte do governador eleito e disse que Tarcísio cuidará de todo o Estado, trabalhando junto com os municípios da região de Sorocaba no sentido de trazer cada vez mais melhorias para a população de Sorocaba e região.

Recentemente, o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do PSDB, afirmou, durante conferência internacional em Nova York, que deixará o caixa do estado com R$ 32 bilhões disponíveis para Tarcísio de Freitas.

O estado também teria realizado R$ 50 bilhões em investimentos públicos nas últimas semanas, conforme notícia divulgada pelo portal O Antagonista.

Rodrigo Garcia estava no evento do Lide em Nova York, que também reuniu a cúpula do Judiciário.

No relatório apresentado durante a agenda internacional, o governador (que terminou a disputa em terceiro lugar) disse que São Paulo tem bons índices de dívida pública e de gastos com pessoal, que tomariam 45,43% do total de despesas.

Dessa forma, com essa repercussão positiva ao longo das últimas semanas, o novo governo, que começa em 2023, promete ser de boas expectativas para a população paulista.

Tarcísio apresenta-se como um administrador competente, equilibrado nas falas e preocupado em retirar as amarras que prejudicam o desenvolvimento do Estado.

No texto de abertura do seu plano de governo, Tarcísio escreveu que “não há nada que resista ao resultado”.

Segundo ele, é a partir dessa convicção que se criou, para São Paulo, “um modelo de gestão focado, que integra planejamento, técnica, propósito e criatividade para ser aplicado em todas as instâncias da administração pública para gerar resultados econômicos e sociais, com sustentabilidade ambiental”.

A Cruzeiro FM também acredita num bom governo futuro, mas sempre sob fiscalização, pois o principal elemento em toda essa história é, naturalmente, o cidadão paulista.

Sorocaba e região chegam com um peso político importante para a solução de muitos problemas e situações burocráticas que, de alguma forma, implicam num melhor desenvolvimento dos municípios.

Porém, a Região Metropolitana de Sorocaba chega com um bom número de parlamentares representando o público eleitor.

Nos grupos temáticos de transição do governo, temos figuras políticas importantes como o deputado federal reeleito Capitão Derrite, do PL; a deputada federal eleita Simone Marquetto, do MDB, ex-prefeita de Itapetininga; e, também, a deputada estadual Rita Passos, do Republicanos, e representante de Itu.

O plano político e econômico de Tarcísio de Freitas tem outra expressão no cenário político e econômico do país: Guilherme Afif Domingos, que é o coordenador dessa importante transição.

A rádio Cruzeiro FM 92,3 continuará acompanhando todo esse processos de mudança do governo estadual e cobrando as autoridades políticas sobre suas responsabilidades com o eleitor, o cidadão paulista, em especial de Sorocaba e região.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo