Jornalismo

Inclusão é criar condição para que a pessoa mostre o melhor de si, diz diretor de Down Quixote

O filme Down Quixote nasceu de uma peça teatral com atores da Adid (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down), criado pelo dramaturgo Leonardo Cortez. A trama adaptada para o cinema contou com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down.

“Cada ator carrega um pouco de Dom Quixote, mas também empresta ao clássico de Cervantes uma visão única, que só eles poderiam ter e esse resultado se dá quando existe a inclusão, criando condição para que a pessoa revele o melhor de si”, diz o dramaturgo.

A trama, que teve a estreia no dia 1º de setembro no Centro Cultural Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista, foi o primeiro longa-metragem de Cortez e contou com o patrocínio do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) e produção da Spray Filmes.

“Foi durante a escolha da peça que percebi as similaridades entre os atores com Down e os personagens da obra de Cervantes. Eles são sonhadores, tem enorme senso de justiça, possuem compromisso com a verdade, além de projetar o melhor nas situações rotineiras. Quando você convive com uma pessoa com síndrome de Down, você melhora como ser humano”, comenta Cortez.

O longa foi gravado em 16 dias de filmagem entre as cidades de Tiradentes, Itu e São Paulo. “Podemos ver em cena os atores com sua entrega total nos papéis, estão inteiros e compenetrados, emprestando suas características pessoais aos personagens. É uma interpretação realmente honesta, já que eles não interpretam personagens com Down”, enfatiza.

Na história, o personagem Diogo, um jovem com síndrome de Down, pertence a um grupo de teatro que se dedica à remontagem de grandes clássicos da dramaturgia. Por conta da pandemia da Covid-19, o grupo decide adiar o projeto, Dom Quixote. O personagem que fica isolado na casa da tia, em Tiradentes, Minas Gerais e longe dos palcos, resolve mergulhar no mundo de Cervantes para decorar o seu papel. Durante a jornada, elementos teatrais se misturam a cenários reais da cidade histórica, na livre recriação da clássica aventura do cavaleiro andante.

Os interessados em assistir ao filme devem acessar o site do Sesi para realizar a reserva da sessão gratuitamente, nos dias e horários disponíveis em cada unidade educacional.

Com informações do portal R7.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

22 minutos atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Um homem ainda não identificado morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após ser soterrado em…

2 horas atrás

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 13º nesta sexta

Cerca de 23,3 milhões dos 35,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do…

2 horas atrás

Homem é preso suspeito de agredir e tentar matar a mãe em Itu; idosa está em estado grave

Um homem foi preso suspeito de tentar matar a própria mãe, uma idosa de 69…

3 horas atrás

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

14 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

14 horas atrás