Casos de varíola dos macacos sobem 20% no mundo em uma semana

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/08/2022

Os casos de varíola dos macacos no mundo aumentaram em 20% em uma semana, chegando a 35 mil em 92 países e territórios, com 12 mortes registradas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em entrevista semanal à imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que foram relatados quase 7.500 casos à entidade na semana passada, um aumento de 20% em relação à semana anterior, que também foi 20% a mais que na semana anterior.

Quase todos os casos estão sendo relatados na Europa e nas Américas, e quase todos os casos continuam sendo relatados entre homens que fazem sexo com homens, ressaltando a importância de todos os países projetarem e fornecerem serviços e informações adaptados a essas comunidades que protejam a saúde, direitos e dignidade”, disse Adhanom.

O diretor-geral da OMS orientou que gestores e autoridades sanitárias aumentem os esforços para identificar a doença e interromper a transmissão.

O foco principal para todos os países deve ser garantir que estejam prontos para a monkeypox e interromper a transmissão usando ferramentas eficazes de saúde pública, incluindo vigilância aprimorada de doenças, rastreamento cuidadoso de contatos, comunicação de risco personalizada e envolvimento da comunidade e medidas de redução de risco”, disse.

De acordo com a OMS, as vacinas também podem desempenhar um papel importante no controle do surto, apesar do estoque limitado de doses no momento.

A OMS tem mantido contato próximo com os fabricantes de vacinas e com países e organizações que desejam compartilhar doses. Continuamos preocupados que o acesso desigual a vacinas que vimos durante a pandemia de Covid-19 se repita e que os mais pobres continuem sendo deixados para trás”, disse Adhanom.

Mudanças na nomenclatura da doença


Na semana passada, um ​​grupo de especialistas globais convocado pela OMS entrou em consenso para a utilização de novos nomes para as variantes do vírus Monkeypox, causador da varíola dos macacos. Os especialistas concordaram em nomear os clados, ou grupos virais, usando algarismos romanos.

À imprensa, Adhanom afirmou nesta quarta-feira que o trabalho para renomear a doença e o vírus está em andamento. Para decidir sobre a nomenclatura do agravo, a OMS realiza uma consulta aberta, que recebe sugestões online.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo