Operação contra narcotráfico internacional tem alvos em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/08/2022

A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba realiza nesta quarta-feira (3) a Operação “Última Instância”. Estão sendo cumpridos 65 mandados de busca e apreensão e 25 prisões preventivas por todo o Estado, sendo 22 de busca e 14 de prisão somente em Sorocaba. Na cidade, a operação ocorreu no Parque São Bento e Bairro dos Morros.

O objetivo é desarticular os principais setores de uma organização criminosa com forte atuação no narcotráfico internacional e segundo a Polícia Civil, considerada a mais poderosa e estruturada do Brasil.
No trâmite das investigações, foram observados três núcleos, cujas atribuições e responsabilidades representavam níveis hierárquicos distintos dentro da Organização Criminosa. Dois deles possuíam forte atuação em Sorocaba e região.

O terceiro grupo alvo da operação abrange integrantes de diversos setores da organização criminosa, “e prioritariamente os membros da cúpula, os quais compõem as denominadas “Sintonia Final” e “Sintonia Geral do Sistema”, cuja incumbência incide nas decisões de maior interesse da Organização Criminosa, determinando as ações e os rumos da facção criminosa, intrinsecamente coordenando os setores inferiores e atuando como a última instância”, explica a Polícia Civil.

O grupo criminoso conta com membros espalhados por todo o país.

A operação ocorre também em Araçoiaba da Serra, Campinas, Santos, Praia Grande, Francisco Morato, Cotia, São Bernardo, São Caetano, Santo André, Mauá, Guarulhos, Arujá e regiões Norte, Sul e Leste da capital paulista.

A operação para cumprir os 90 mandados judiciais em todo o Estado movimenta cerca de 330 policiais civis, mais de 100 viaturas, além de drones e dois helicópteros. Os policiais realizaram a apreensão de armas, drogas e dinheiro.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo